Instagram guides: conheça a nova ferramenta da rede

Instagram guides: conheça a nova ferramenta da rede

Pensando em oferecer suporte aos usuários mais afetados pela pandemia do novo coronavírus, o Instagram lançou uma novidade. Trata-se do Instagram Guides, um recurso no qual é possível agregar conteúdo em um único local dentro do aplicativo. O foco, pelo menos no momento, está em recomendações e dicas sobre saúde mental, bem-estar e exercícios físicos.

O Guide funciona como uma espécie de blog dentro do Instagram. Isso porque inclui fotos, vídeos e texto. Dessa forma, o Instagram pretende se tornar uma rede onde você pode encontrar facilmente informações, idéias e conteúdo original e relevante produzido por instituições e figuras públicas. 

Como visualizar o Instagram Guides?

O guides é exibido como uma seção separada dentro do seu perfil. Porém, nada impede que seja vinculado a postagens e stories. Segundo o próprio Instagram, “ao visualizar um guide, você pode ver postagens e vídeos que o criador selecionou, emparelhados com dicas e conselhos úteis. Se quiser saber mais sobre uma postagem específica, toque na imagem ou no vídeo para ver a postagem original do Instagram você também pode compartilhar um guide no seu story ou no direct tocando no botão de compartilhamento no canto superior direito”.

No momento, o Instagram Guides está disponível apenas em alguns perfis. Porém, em breve, será possível acessá-los pelo search. A expectativa é que sejam expandidos para mais contas.

Primeiro, verifique se você o seu aplicativo do Instagram é a versão mais recente do aplicativo. Em seguida, visite alguns dos perfis que já estão utilizando o recurso.  Aqui está uma lista de alguns: @afspnational, @heads_together, @vitaalere e @klicksafe.

A princípio toda a praticidade chama a atenção e pode ser visto como algo positivo. Entretanto, O Instagram cada vez mais lança recursos visando o tempo do usuário no aplicativo. Um monopólio de conteúdo (e dados!!!) todo concentrado nas mãos de Mark Zuckerberg. É esperar para ver como o algoritmo funcionará nesse caso e como os criadores de conteúdo vão utilizar e adequar o material produzido.

Compartilhe