Se ao ler o título você imediatamente se perguntou “mas não é a mesma coisa?”, trago más notícias. Obviamente, os dois termos estão relacionados, porém com significados distintos. Em inglês, benchmark significa “ponto de referência”, e benchmarking significa “avaliação comparativa”.
Começou a ficar mais claro, né? Enquanto o benchmark é a empresa que se destaca e serve de referência para outras, o benchmarking é a pesquisa a avaliação entre empresas do mesmo ramo a fim de adaptar as práticas que as tornaram boas naquilo. O Burger King, por exemplo, certamente usará o McDonalds em seu benchmarking.
Esse é o chamado benchmarking competitivo. Portanto, quando falamos dele, estamos falando de tudo o que se refere ao marketing e suas variáveis (comunicação, preço, produto…) Dessa forma, é gerada uma análise dos concorrentes por meio de uma avaliação comparativa.
Por que o benchmarking é importante?
O benchmarking fornece informações valiosas para os tomadores de decisão. Sendo assim, os profissionais de marketing que conhecem o desempenho de suas campanhas em relação às de seus concorrentes podem usar essa análise competitiva para produzir ofertas diferenciadas e mais competitivas.
Com os benchmarks estabelecidos, as empresas podem avaliar detalhadamente o sucesso de sua empresa, bem como entender onde e quais melhorias podem ser feitas.
Assim, é possível otimizar os pontos fortes da empresa e explorar os pontos fracos dos concorrentes.
Tipos de Benchmarking
Mas sabia que, além do benchmarking competitivo, também é possível fazer outros tipos? São eles:
Interno: é a fase de aprendizado antes de prosseguir com o benchmarking externo. Esse processo de compartilhamento de informações está presente em grandes grupos. A informação recolhida permanece interna e facilita a tomada das soluções identificadas.
Funcional: identifica e documenta processos relacionados ao desempenho, analisando as funções de negócios em relação às da concorrência.
Genérico: observa as empresas de outros segmentos, mas que tenham processos semelhantes, a fim de gerar insights de ações.
De cooperação: parceria firmada pelas empresas para compartilhar experiências e informações
Como podemos ajudar?
Com todos os itens acima destacando como o benchmarking é essencial, a Fullen tem a preocupação de incorporar essa análise ao planejamento feito para cada cliente. Assim, alinhamos expectativas e geramos resultados cada vez mais assertivos. Bora bater um papo e ver na prática como tudo isso funciona? Estamos esperando você!