Depois de se tornar popular no Twitter, a hashtag acabou sendo adotada pela maioria das redes sociais. E não é pra menos. É bem difícil ir contra a simplicidade e eficácia dessa prática. E justamente por isso se tornou uma ferramenta de marketing fundamental para empresas, organizações, celebridades e até usuários comuns. Você pode seguir e interagir com hashtags específicas para se manter atualizado sobre um tópico ou tendência atual, pode criar sua própria hashtag para promover um novo produto ou serviço, pesquisar uma hashtag para encontrar o que procura, e muito mais.
O que é uma hashtag?
A hashtag é uma palavra ou mesmo uma frase (sem espaços) precedida pelo símbolo jogo da velha (#). Quando utilizadas pelos internautas nas redes sociais, são indexadas e podem ser encontradas em uma página específica da plataforma que reúne todas as publicações que incluíram essa mesma hashtag. Assim, são clicáveis para que o usuário encontre nas redes sociais publicações que tratem do mesmo assunto.
Para as empresas, as hashtags são, antes de mais nada, ferramentas de comunicação muito poderosas. Isso porque permitem divulgar sua marca, evento, programa de TV, realizar campanhas publicitárias, por exemplo. As possibilidades são imensas. Além disso, as hashtags permitem que as pessoas falem sobre sua marca e seu setor de atividade durante o monitoramento.
Quais são os benefícios ao utilizá-las?
Trabalhar branding e aumentar a visibilidade
Branding e visibilidade são essencialmente os usos mais eficazes de hashtags. Se você é uma pequena empresa, pode utilizar hashtags para expandir seu público e aumentar o conhecimento da marca. Sendo assim, quando os usuários pesquisarem sua marca, eles verão as hashtags relevantes que você está usando; ou quando pesquisarem hashtags específicas, verão suas postagens de marca nos resultados. Isso geralmente resulta na conquista de novos seguidores e clientes em potencial.
Criar sua própria hashtag (ou escolher uma hashtag com pouco uso) dá a você a chance de dominar essa hashtag com sua marca. Incluir continuamente essa hashtag em suas postagens não apenas ajuda a aumentar sua visibilidade (como todo uso de hashtag), mas ajuda os usuários a começarem a associar sua empresa a essa hashtag, estabelecendo ainda mais a marca.
Uma mãozinha nas campanhas
Um dos principais motivos pelos quais as hashtags ganharam tanta reputação nas mídias sociais é sua capacidade de ajudar os profissionais de marketing e empresas. Criar uma hashtag própria em novas campanhas para promover produtos ou serviços é uma ótima estratégia. Além disso, monitorando e analisando as hashtags, é possível tirar conclusões sobre o impacto da marca, bem como onde as estratégias podem ser melhoradas. Para fazer o monitoramento, diversas ferramentas completas estão disponíveis. Portanto, como em todos os campos do marketing, o uso das hashtags não pode ser usado sem uma finalidade. É necessário sempre uma análise em todas as etapas: antes, durante e depois. Especialmente para pequenas e médias empresas.
Uma forma de reunir leads, clientes em potencial e fãs
As hashtags oferecem a oportunidade de despertar o interesse dos usuários na página de sua empresa e fazer com que eles ‘curtam’ a página e se envolvam com a marca. Dessa maneira, para atingir o seu público-alvo, você deve procurar hashtags que se relacionem ao seu setor e com as quais eles estejam interagindo atualmente. Comece encontrando hashtags que você considere adequadas para sua empresa. Você também pode procurar ideias de hashtag na concorrência, por exemplo.
Porém, atenção: a qualidade de suas hashtags também determina quais fãs você recebe. Ou seja, evite aquelas que já estão desgastadas, como #tbt. Em vez disso, utilize aquelas mais específicas e que conversem com o público que você deseja atingir e interagir.
Quer aprimorar o uso das hashtags nas redes sociais da sua empresa, mas ainda tem dúvidas? Então converse com a nossa equipe. Estamos esperando seu contato para demonstrar todos os benefícios que o marketing digital pode trazer para ela.
Até a próxima!