Em 2020, tudo foi atípico. Nossos hábitos mudaram e aprendemos a nos adaptar às mudanças, mesmo sem perceber direito. Por isso, talvez a maior tendência (e o desafio) para 2021 seja se manter a par das tecnologias que vão surgir daqui pra frente. Principalmente porque o campo do marketing digital está em constante evolução. Mais do que nunca é preciso criatividade para se reinventar e se destacar em meio a crise.
Mas cá entre nós, as tendências de marketing digital têm sido semelhantes a cada ano. Isso porque, tradicionalmente, as inovações tecnológicas sempre puderam ser refletidas também nessa área. A diferença é que, mesmo sem muitas surpresas, se exige muito mais pesquisa, estudo e novas técnicas para envolver e converter o público. O motivo? A busca do público por mais autenticidade. Anúncios genéricos estão saindo de cena para dar lugar a ofertas com experiências personalizadas. Mas além disso, o que podemos esperar em 2021?
Tendências de marketing digital: o que esperar
Maior uso de inteligência artificial
O Smart Insights calcula que apenas 10% a 15% das empresas realmente tenham hoje capacidade de usar Inteligência Artificial em suas estratégias diárias de marketing. Portanto, podemos dizer que ainda há muito o que caminhar. Entretanto, gradativamente ela vem sendo incorporada às estratégias de marketing das empresas que podem se beneficiar de análises e informações mais relevantes sobre os dados coletados.
A saber, a inteligência artificial combina diferentes recursos, como chatbots e assistência por voz, para encontrar respostas com mais agilidade. Alexa e Siri, por exemplo, são assistentes de voz que prestam excelente atendimento ao cliente. Para fazer isso, a Inteligência Artificial usa sensores e dados humanos para coletar informações. Além, é claro, de armazenar dados de pesquisa para melhorar futuras experiências do usuário.
É a vez dos chatbots
A revista Forbes listou os chatbots entre as tendências para ficar de olho em 2021 e alertou: a potência desse recurso vai muito além do suporte ao cliente. A aposta fica por conta de chatbots com personas que correspondam às personas dos clientes em tom, palavras e atitude.
Nesse sentido, os chatbots reduzem os custos respondendo às perguntas em nome da sua empresa. Como resultado, os clientes tendem a apreciar um serviço personalizado e terão suas perguntas respondidas rapidamente.
Técnicas de SEO para pesquisa por voz
Por vários anos, a pesquisa por voz foi propagada como uma tendência natural para a Internet. Mas será mesmo que já estamos vivendo essa realidade? Uma coisa é certa: os dados não mentem. E segundo relatório semestral do Voicebot, realizado em outubro de 2020, o número de usuários dos assistentes de voz em smartphones cresceu 11% entre 2018 e 2020, sendo que os que utilizam a tecnologia diariamente teve um aumento de 23%. Ademais, de acordo com o buscador Bing, pesquisar falando é 3.7x mais rápido que digitando.
Portanto, surge a pergunta: para que os sites continuem a ser encontrados, é necessário que a otimização seja feita de forma diferente? Um pouco. Ao contrário das pesquisas por escrito, na pesquisa por voz, frases inteiras são mais comuns. Logo, será necessário estar atento às palavras-chave de cauda longa. Quanto melhor as perguntas puderem ser respondidas, melhor para o site, que atrai novos usuários e deixa a concorrência para trás.
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