Com certeza você já se deparou com a interação de uma marca nas redes sociais. Comentários em posts, respostas ao consumidor, auxílio em dúvidas e soluções de problemas. Isso é o SAC 2.0.

 

SAC nas redes sociaisO SAC 2.0 é a evolução do atendimento ao consumidor no meio digital. Ele se tornou um diferencial e uma necessidade das marcas. Hoje, as empresas gastam muito mais tempo do que dinheiro para se relacionar com seu consumidor. Parece estranho certo? Mas acredite, faz sentido.

Atualmente as redes sociais são a janela da alma dos consumidores, onde se expressam, desabafam e querem ser ouvidos. Estar atento as características, opiniões e dores do consumidor, se tornou não só importante mas, uma obrigação das empresas. A questão é se as marcas estão prontas para encarar esse desafio.

Como interagir da forma correta com o consumidor?

O SAC 2.0 EM AÇÃO

O SAC 2.0 fornece experiência, seriedade e torna-se a voz da sua marca. Sua empresa passa a ser uma pessoa que se relaciona com o consumidor em um comentário positivo ou negativo. O maior desafio é saber como lidar com essas avaliações, comentários e marcações muitas vezes negativas sobre o seu produto ou serviço. A resposta é simples: SOLUCIONANDO O PROBLEMA.

Ok, não é tão simples assim.

1 – Seja o mais ágil e eficiente possível.

Fãs nas redes sociais

Dar uma resposta rápida e uma solução efetiva, que realmente solucione o problema do cliente, tende a aumentar sua satisfação mesmo em momentos negativos. Além disso, rende muito mais olhares positivos à sua marca do que o próprio problema.

2 – Transparência! Todo mundo erra, inclusive sua marca.

Ser transparente e mostrar que a sua marca é humana, que se preocupa com o bem-estar do consumidor tem muitas vezes mais relevância na tomada de decisões quanto a escolha da contratação do serviço ou a compra de um produto do que os próprios benefícios, sendo um diferencial relevante na hora de comparar e pesquisar entre você e seu concorrente.

3 – Aproveite para entender melhor as necessidades do seu cliente.

A interação das redes sociais permite que todos os seus consumidores se unam em uma comunidade de amantes da sua marca e que nesse ambiente eles compartilhem as experiências, efetividade do produto ou serviço e a relação com a marca. Isso pode muitas vezes se tornar uma fonte de insights para novos serviços e identificação de necessidades, um ambiente fértil de possibilidades.

Essas são apenas algumas dicas para você obter sucesso nesse grande desafio que é atuar no ambiente digital.

Saber aproveitar essa interação, cada vez mais próxima entre seu consumidor e sua empresa, de forma transparente, eficaz e intimista, permite o crescimento, aprimoramento e estreitamento dessa relação e pode trazer grandes benefícios e resultados efetivos.

Descubra quem é o público da sua empresa: Quem é a minha Brand Persona?