Depois do expressivo sucesso, principalmente entre os jovens, o TikTok entrou na mira de Mark Zuckerberg. Seguindo apenas o padrão que já lhe é conhecido (sim, estamos falando de “cópias perfeitas”), nasceu o Instagram Reels. Motivado por mais uma possibilidade de concentrar conteúdo em suas mãos, em agosto o recurso foi lançado em mais de 50 países,  inclusive Estados Unidos.

Por aqui, ele já estava em fase de testes desde novembro de 2019, mas com o nome de “Cenas”. Este ano o serviço ganhou novas funcionalidades e passou a ser testado em outros mercados, como Índia e parte da Europa, já com a denominação atual.

Além disso, o Instagram está estudando uma mudança de interface para destacar o Reels. Na atualização, o botão explorar se posiciona no topo da interface, do lado do botão para mensagens diretas. E no lugar da lupa, na parte inferior da interface, está o Reels. Com isso, a aposta é um clique acidentais devido a uma posição extremamente vantajosa dentro do app. 

Como o Instagram Reels funciona?

O Reels funciona dentro do Instagram e permite que os usuários gravem vídeos de até 15 segundos, usando recursos “animados” e criativos para fazer sucesso como cortes de cena, áudio e efeitos de realidade aumentada.

Segundo o Instagram, o objetivo é “dar a todos a chance de se tornarem criadores no Instagram e alcançar novos públicos no cenário global”. Para isso, a rede social conta com a visibilidade de seu novo formato em sua plataforma. Caso sejam compartilhados como conteúdo (excluindo-se stories), os Reels são armazenados em uma nova aba no perfil, da mesma forma que os vídeos da IGTV.

Uma vez criado, os Reels podem ser compartilhados. Assim como nos stories em destaque, é possível modificar a imagem da capa, adicionar uma legenda, hashtags ou até mesmo marcar amigos. Os usuários podem curtir e comentar e um contador mostra o número de vezes que foi visto.

Coincidência ou não, a novidade chega aos EUA justo no momento em que o TikTok está em negociação com a Microsoft. Caso não seja vendida até o dia 15 de setembro, a rede social pode ser banida do país.

Minha marca deve ou não usar o novo recurso?

Sempre quando ocorre o lançamento de um novo recurso, o bom senso pede atenção e monitoramento. Fique de olho nos seus concorrentes e influenciadores nesse primeiro momento. 

Não há como negar que o alcance do Reels será bem grande por enquanto, uma vez que a rede quer que a novidade seja divulgada. Porém a tendência é que o alcance comece a diminuir à medida que o recurso se tornar mais popular.  

Essa é uma oportunidade da sua empresa criar conteúdos curtos, divertidos e criativos, caso esse seja uma pedida do seu público-alvo. A funcionalidade costuma funcionar muito bem para tutoriais e conteúdo que pedem passo a passo, por exemplo. 

É interessante despertar o engajamento e explorar a interatividade que o Instagram possibilita aos usuários, mas só o tempo dirá se o Reels deve ser uma estratégia indispensável para a sua marca.