Quem trabalha com publicidade sabe que o sonho de 9 entre 10 clientes é ganhar seguidores. Em seguida vem “hitar” e receber vários likes (fonte: nós mesmos). Brincadeiras à parte, é inegável que as redes sociais são um canal de comunicação  bem importante para as empresas. Ainda mais com toda a questão de uma pandemia que parece ser infinita. Sendo assim, o cuidado nas publicações, o atendimento e a estratégia traçada são vitais para que as contas funcionem e os sonhos citados ali no começo (e muitos outros) se realizem.

Os brasileiros passam em média 10 horas e 8 minutos por dia conectados, seja para trabalho ou lazer. Deste total, 4 horas e 51 minutos o acesso é via computador e 5 horas e 17 minutos via smartphone. Logo,não é à toa que um dos principais lugares em que tentamos construir nosso negócio seja nas redes sociais.

Mas o que acontece quando seu número de seguidores não aumenta? Ou quando eles não estão convertendo em quantidades de vendas?

Pasme: o número de seguidores que a marca tem não é a métrica que importa

Assustou? Na verdade, isso é algo bem óbvio. O número de seguidores que a marca tem é pífio se a qualidade desses seguidores for ruim. Dessa forma, não dá pra esperar grandes resultados.

O algoritmo mostra o conteúdo apenas para um pequeno número de pessoas, que podem ou não se engajar com a marca. Quando isso não acontece, ele entende que o público não gosta do conteúdo. Agora, se os seguidores, mesmo que em baixa quantidade, estiverem incrivelmente engajados, quando o conteúdo for visto , eles vão gostar, compartilhar e comentar. Logo, o algoritmo assume que o público gosta do que a marca está postando e, em seguida, mostrará para um número maior de pessoas.

Agora, se a qualidade dos seus seguidores já for boa, mas a quantidade não aumenta, veja a seguir alguns possíveis erros.

Três erros que impedem de ganhar seguidores

Exagerar nas hashtags

Usar muitas hashtags ou hashtags populares (que nada tem a ver com o conteúdo) não ajuda a marca a obter seguidores de qualidade. Em vez disso, crie algumas da própria marca nas postagens. Promova-as em diferentes canais para que outros saibam disso.

Excluir ou não responder aos comentários

Os clientes costumam usar as redes sociais para avaliar recursos do produto com os quais não estão satisfeitos ou se o serviço não foi como eles esperavam. Portanto, as marcas precisam responder às críticas. Afinal, não existe empresa perfeita e todas estão passíveis a falhas. Mas saiba diferenciar um comentário construtivo de um simples “hate”.

Postar muito e em um curto período de tempo

Saturar seu feed faz com que o algoritmo atue contra ele. Muito conteúdo não garante mais alcance ou mais interação. Avalie as estatísticas que essa rede social te oferece para que você tenha maior clareza dos horários, dias e até a faixa etária e sexo de seus seguidores.

Quanto mais bem-sucedido você for nessa estratégia, melhor vai conseguir trabalhar o conteúdo. 

Não quer ter trabalho? Nós cuidamos das suas redes

Quer investir em marketing digital, mas não entende do assunto? Aqui na Fullen temos uma equipe especializada em redes sociais e conteúdo. Atuamos desde o planejamento até a performance focada em resultados assertivos para diversas empresas de diversos nichos. E, claro, sempre trabalhando em conjunto com os responsáveis pela marca, numa troca contínua de conhecimento. Assim, você vai conseguir ganhar seguidores de uma forma saudável. Bora conversar e entender mais sobre o assunto?