Se você atua no marketing digital, sabe que o algoritmo do Facebook pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Principalmente para postagens orgânicas. As mudanças são contínuas, mas, desde 2018, o Facebook resolveu priorizar as postagens de amigos e familiares. Ou seja, empresas e marcas precisam estudar a fundo estratégias assertivas para aparecer no feed dos usuários.

Em suma, o conteúdo que denota conexões entre usuários será aquele que terá prioridade para o algoritmo. E o responsável por isso é o EdgeRank.

 

Conheça o EdgeRank, o algoritmo do Facebook

O EdgeRank é um critério para avaliação de tudo que é postado na plataforma, bem como o seu impacto na audiência. É baseado nele que o Facebook determina o que deve ou não deve ser exibido no Feed dos fãs da página, por exemplo.

Para calcular a relevância de um conteúdo, o EdgeRank leva em consideração 3 pontos:

  • Afinidade: o número de interações que uma postagem recebe assim que postada. Como já falamos, a prioridade são amigos e familiares com os que se tem mais interação (visita ao perfil/página, mensagens no mural, visualização de fotos, curtidas, comentários e compartilhamento).
  • Relevância do conteúdo: de acordo com a receptividade de tais pessoas (o quanto clicam, curtem, comentam ou compartilham) a mensagem vai sendo exibida para mais e mais pessoas. Aqui, cabe avaliar o formato do conteúdo, uma vez que vídeos e imagens carregados na plataforma têm mais relevância.
  • Tempo de publicação: De fato, posts novos têm prioridade sobre posts antigos. Contudo, lembre-se que o Facebook coleta informações de usuários que interagiram para mostrar a eles novas publicações em sua página. 

 

Como garantir que seu conteúdo apareça no feed?

Apesar da complexidade do algoritmo, a resposta é bastante simples: crie conteúdos que inspirem o seu público a curtir e comentar e, assim, consiga envolvê-los na criação de conteúdo que mencione sua marca. Veja as nossas dicas a seguir.

Não deixe o seu público falando sozinho

O Facebook prioriza postagens que envolvam outras pessoas para comentar, e há uma receita simples para aumentar esses números: instigue a participação da audiência por meio de perguntas. Porém, independentemente de um comentário incluir uma pergunta ou não, sempre responda o mais rápido possível. Além disso, tente manter a conversa viva. Quanto mais comentários, mais outros usuários se sentem à vontade para também comentar.

Conteúdo em vídeo

Os vídeos não são apenas tendência nas redes sociais. Dessa forma, também são mais fáceis de consumir e têm mais interações. Procure postar esse tipo de conteúdo em bons horários. E lembre-se de sempre legendá-los para a audiência que possui deficiência auditiva e também porque grande parte dos usuários do Facebook entram pelo smartphone e o fazem no modo silencioso. 

Crie uma campanha com influencers

Os influenciadores lidam com pessoas reais. Sendo assim, uma ótima estratégia é trabalhar com alguns que possam dialogar sobre sua marca com os seguidores. Eles podem compartilhar postagens sobre sua marca por meio de suas páginas pessoais para alcançar seus próprios fãs, amigos e familiares. E, de fato, isso irá, gradualmente, construir o conhecimento de sua marca de forma orgânica.

 

Venha para a Fullen

À medida que o alcance das postagens orgânicas diminuía, muitos profissionais de marketing optaram por postagens pagas. Nesse sentido, elas oferecem uma solução rápida para alcançar um público mais amplo. Na Fullen, estamos sempre atentos para compreender o algoritmo a fim de alcançar cada vez mais o público dos clientes. Além disso, garantimos a criação de conteúdo de qualidade, pois os usuários podem controlar facilmente o que veem, bastando um clique para ocultar aquilo que não é relevante. Bora conversar?