Seria apenas um sonho atrair para o seu negócio pessoas realmente interessadas em comprar seus produtos ou serviços? Não! Hoje, com o avanço da tecnologia, é possível criar boas estratégias de marketing digital e se aproximar daquele potencial cliente, o famoso lead qualificado. Para gerá-lo, no entanto, é preciso seguir algumas orientações básicas, que, lá na frente, farão toda diferença. Veja quais são as estratégicas essenciais para gerar leads qualificados:

Antes de iniciar o processo entenda a diferença entre lead comum e lead qualificado

Compreender as ações que definem se um lead é ou não qualificado, evita que você desperdice tempo e dinheiro com pessoas que não estão interessadas nos seus serviços ou produtos. Para isso, analise o tráfego feito por elas. Um lead qualificado, por exemplo, demonstra real interesse pelos conteúdos oferecidos pela sua empresa. Provavelmente terá feito download de dois ou três e-books, participado de uma webinar e, portanto, deixado claro quais são os seus problemas e necessidades. Nesse ponto, você já terá todos os contatos e informações necessárias para tentar encontrar, posteriormente, soluções que resolvam esses problemas e supram essas necessidades.

Já o lead não qualificado é aquele que, a princípio, demonstra interesse por apenas um conteúdo específico e não avança na busca. Esse é um sinal claro de que a pessoa não está interessada e, provavelmente, não quer receber novos materiais.

A próxima etapa é criar um planejamento assertivo para suas ações

Planejar com antecedência tudo que você tem em mente é fundamental. Portanto, faça pesquisas aprofundadas sobre o segmento que sua empresa atua, descubra o perfil das pessoas interessadas pelos seus produtos ou serviços, defina quais serão os conteúdos oferecidos a elas e em quais canais serão veiculados. Conhecer os etapas do funil de venda também é essencial para não oferecer conteúdo impróprio aos futuros clientes. Nesse momento do processo, tenha plena consciência das metas que deseja alcançar e vá em busca delas.

Vamos colocar o planejamento em prática?

Descubra quem é a sua persona

Esse é um dos passos mais importantes para o sucesso da estratégia de marketing digital. Nesse momento você tem de descobrir qual é o perfil do cliente ideal para o seu negócio e, a partir daí, definir quais conteúdos são relevantes para ele.

Se você ainda tem dúvidas sobre a definição de persona e como criar uma para o seu negócio, clique aqui.

Determine quais serão os conteúdos veiculados para gerar leads qualificados

Agora que você já sabe quem quer atrair, comece a produzir os conteúdos. Lembre-se: eles devem ser específicos e despertar o interesse na persona. Sendo assim, descubra quais são os problemas e necessidades dela e, por meio dos materiais, tente ajudá-la. Dessa forma, você estará oferecendo conteúdo relevante para a pessoa certa. Isso faz com que suas ações tenham resultados positivos.

Você pode produzir os materiais em diversos formatos: textos para blog, e-book, whitepaper, webinar, dentre outros.

Formas de gerar leads qualificados

Chegou o momento de divulgar e compartilhar o seu conteúdo. Você pode fazer isso por meio de alguns canais. Veja:

Landing Page: ela deve ser simples, direta, ter título chamativo e conter apenas as informações necessárias para descrever o material disponibilizado;

Formulário: evite que seja longo e solicite informações que realmente são relevantes para você. Nome, e-mail, endereço e telefone são alguns exemplos;

CTA: o botão deve chamar a atenção por meio das cores e do texto. Posicione-o em um lugar de fácil localização;

Indicação: a famosa divulgação boca a boca pode parecer ultrapassada, mas ainda é muito útil nesse caso. Portanto, faça o seu cliente feliz e o deixe satisfeito, assim ele indicará seus serviços ou produtos à outras pessoas.

Com todas essas informações você já pode começar a gerar leads qualificados e alavancar as vendas no seu negócio. Está esperando o quê?

Se ainda restou alguma dúvida, deixe um comentário que responderemos para você!