Profissionais de marketing, comemorem! Agora é possível programar posts no Instagram e no IGTV.
O Instagram tem lançado diversas novidades nos últimos meses. A mais polêmica, sobre a decisão de ocultar o número de likes nas postagens, você leu aqui no blog da Fullen há algumas semanas. Com certeza, a mais recente deve gerar mais elogios do que críticas. Nos últimos anos, o agendamento de conteúdo no Instagram tem sido uma questão difícil para os profissionais que lidam diariamente com mídias sociais. A falta da opção para programar posts na rede causava estranheza (e por que não dizer revolta) já que no Facebook (o “irmão mais velho do Instagram) tem sido fácil por anos planejar posts com antecedência. Por esse motivo, era preciso recorrer a ferramentas de terceiros, como o Etus. Entretanto, a partir de agora essa tarefa deve ficar mais fácil.
Como nem tudo é perfeito, ainda não é possível programar stories. E o novo recurso, infelizmente, não está disponível para todos. Mas aos poucos deve chegar a todos os usuários da rede.
Mas, afinal, como programar os posts no Instagram?
Na verdade, a novidade não é uma ferramenta nativa do aplicativo em si. Ela está disponível por meio do Facebook Creator Studio. Logo, você não tem que se preocupar com o limite que o Instagram estabelece de 5 contas por celular.
Caso você seja administrador de fanpages e tenha seu perfil de conta de negócios do Instagram conectado, basta acessar o Facebook Creator Studio, que a opção para programar estará disponível. Lembre-se de que para que o seu perfil do Instagram seja um negócio, ele precisa estar vinculado a uma fanpage do Facebook. Do contrário você não poderá usar essa nova funcionalidade. Não esqueça de ajustar nas configurações de privacidade. Dessa forma, apenas quem precisa ter acesso a essa funcionalidade efetivamente a usa, por questões de segurança.
O próximo passo é selecionar “nova publicação”, no canto superior direito da tela e escolher se deseja publicar o novo conteúdo no feed ou no IGTV. Ao fazer isso, acessaremos uma tela na qual é possível o envio de foto ou vídeo, texto (limite de 30 menções e 30 hashtags). Ao clicar em publicar, poderá selecionar se deseja publicar no momento ou agendar a postagem.
Simples, né? Ainda não está claro se o uso dessa nova funcionalidade afeta o alcance e os engajamentos dos posts no Instagram. Por isso, fique de olho nos números e acompanhe de perto a movimentação das suas publicações.
Caso esteja buscando soluções de marketing digital, entre em contato com a gente. Vamos adorar tomar um café e traçar estratégias de comunicação efetivas para a sua empresa.