Redes sociais são todas iguais? Não é bem por aí. Mesmo que o intuito delas seja proporcionar interação entre os usuários, cada uma possui uma finalidade diferente. Sendo assim, os comportamentos também são variados pois existe uma forma distinta de consumir e/ou compartilhar informações.
Por isso é necessário estar atento ao melhor dia e horário para postar nas redes sociais. Mesmo que o conteúdo seja visto apenas por uma fração dos seguidores e usuários das plataformas. Afinal, ninguém está nas redes sociais 24 horas por dia.
No entanto, o momento certo para postar é importante para maximizar seu alcance. De fato, se você postar o conteúdo em um horário que há muitos usuários online, a chance de gerar engajamento como curtidas, compartilhamentos ou comentários é maior. O algoritmo leva essa atitude em consideração em muitas plataformas e aumenta o alcance do seu conteúdo, mesmo que já tenha sido postado há um tempo.
Antes de postar, segmente o seu público
Primeiramente, você precisa analisar o seu nicho e segmentar os seus clientes. Com efeito, saber qual público sua empresa deseja atingir é um passo essencial para adaptar os dias e os horários das publicações. Após ter uma boa noção dos hábitos, você poderá publicar o conteúdo certo, no momento certo. Além do engajamento, isso garante que você alcance seu público e maximize a visibilidade da sua marca.
Os melhores dias e horários para postar nas redes sociais
Apesar das recentes investidas no Instagram web, a plataforma é utilizada praticamente apenas por meio do celular. Por isso as pessoas tendem a navegar menos pelo feed durante o horário de trabalho.
Dessa forma, a melhor hora para postar no Instagram é das 11h às 13h, e à noite, após o trabalho, das 19h às 21h. Os melhores dias são segunda, quarta e quinta, sendo na quarta a maior parte do engajamento. Nos fins de semana, sábado, às 17h, é um ótimo horário. Já domingo é considerado o pior dia para postagens na rede.
Ao contrário do Instagram, os usuários do Facebook costumam acessar a rede no computador e aproveitar os horários mais tranquilos do trabalho para dar uma conferida no feed. Portanto, o melhor horário para postar é na parte da tarde, especialmente entre 13h e 16h. O uso da plataforma aumentou consideravelmente também nos fins de semana. Dessa forma, os melhores dias são de quinta a domingo. O pior dia? Terça-feira. Fuja dela!
O LinkedIn é uma rede social para fins profissionais. Portanto, não é de se estranhar que seja usada durante o expediente. Assim sendo, os melhores dias para postar no são às terças, quartas e quintas, no período da manhã, entre às 10h e 11h. Fins de semana e feriados, por outro lado, são os piores momentos para obter engajamento e visibilidade no LinkedIn, por motivos óbvios.
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