Um bom plano de mídia é fundamental quando falamos de estratégia de marketing digital. Isso porque, por meio dele, as empresas podem atingir o seu público-alvo e, assim, melhorar a taxa de conversão geral.
A dica aqui é bem simples: comece definindo metas claras e mensuráveis. Outros diversos elementos também devem ser levados em consideração. Incluindo a identificação do mercado alvo e o orçamento disponível.
O que é um plano de mídia?
O plano de mídia é um ponto de partida em que planejamos os esforços de comunicação da empresa. Uma parte básica do planejamento é a definição do orçamento e em quais canais você deseja estar visível e investir. Aqui é importante pensar em como criar um investimento com o qual você possa trabalhar. Para a maioria das pessoas, por exemplo, uma postagem por dia no blog da empresa não é a estratégia ideal.
Começando do começo: primeiros passos
Identifique seu público-alvo
É preciso saber o máximo possível sobre os perfis que você deseja impactar. Isso vai permitir o uso da mídia correta. E, é claro, adaptar o conteúdo produzido para conversar com esse público.
Determine objetivos mensuráveis
Além de realista, você deve saber o que deseja efetivamente a curto, médio e longo prazo. Por exemplo: alcançar 100 leads por mês? Aumentar o engajamento nas redes sociais e ter 1000 likes em cada post? Triplicar os acessos ao seu site? Dependendo da resposta, o plano de mídia é completamente diferente.
Avalie os assuntos que serão tratados
Dependendo das necessidades de seus clientes e de seus objetivos, é aconselhável pensar com cuidado sobre quais assuntos abordar. A idéia é definir os principais temas, com base em pesquisa de palavras-chave, e pesquisa de conteúdo relevante de acordo com o público alvo.
Passos seguinte
Estude a posição da empresa
Avaliar a posição atual da empresa ajudar a identificar necessidades e a estratégia a adotar. Por exemplo, se você já tem um site e está desatualizado, é possível que esteja causando mais mal do que bem à empresa. Lembre-se de que os sites mais lucrativos costumam ser os rápidos e responsivos. Portanto, é necessário que tanto layout quanto conteúdo motivem os usuários
Trace uma estratégia considerando os objetivos
A estratégia evolui de acordo com os objetivos. Uma abordagem que visa conscientizar o público sobre um problema ou condição específica é muito diferente da implementada para promover o próximo lançamento de um produto. Por isso, pense no planejamento a médio e longo prazo. Em geral, um período de cerca de 6 meses é um bom ponto de partida. Dessa forma, é fácil especificar as ações mensais a serem executadas.
Meça os resultados
Observe as métricas da sua campanha e faça a análise para garantir que suas metas sejam atingidas e evite o desperdício de dinheiro. Consulte seu envolvimento, taxa de cliques, envios de formulários e informações sobre geração de leads – ou qualquer métrica adicional disponível para você. Compile seus dados, classifique seu plano e otimize ao longo do caminho.
Precisa elaborar um plano de mídia, mas está meio perdido (a)? Venha conversar com a gente e estudar as melhores estratégias para a sua empresa.
Até a próxima!