Como fazer um plano de marketing digital

Sabemos que empreender e dar vida à um negócio nem sempre é uma tarefa fácil. A boa notícia é que, hoje, com os recursos onlines disponíveis, é possível usar o potencial da internet para divulgar o seu negócio e torná-lo destaque, mesmo entre tantos concorrentes. Mas não pense que, para isso, basta sair pelas redes sociais publicando qualquer informação. O trabalho vai além. Antes de colocar em prática suas ideias, é preciso ter paciência e, com a ajuda de uma empresa especializada, criar o seu próprio plano de marketing digital. Definir as melhores estratégias farão com que o seu objetivo seja, de fato, alcançado.

Esse artigo foi redigido para que você entenda melhor sobre a importância de se fazer um plano de marketing digital, além de ensiná-lo, passo a passo, a maneira como ele pode ser estruturado.

O que é um planejamento de marketing digital?

De forma resumida, o planejamento de marketing digital consiste nas ações de marketing que uma empresa deseja implementar no meio digital. Para isso, ela precisa definir quais são os seus objetivos e, posteriormente, traçar estratégias que façam com que eles sejam alcançados. É importante lembrar que não existe um plano universal que se adeque a todos os negócios. Por isso, é necessário analisar quais são as peculiaridades e características do mercado em que a sua empresa está inserida. Portanto, o primeiro passo para traçar um bom plano de marketing digital é realizar pesquisas aprofundadas.

Faça pesquisa de mercado e público-alvo

O início de tudo está na pesquisa. Nesse momento você precisa definir quais são os seus objetivos, descobrir quem são os seus concorrentes e o seu público alvo, ou seja, aquelas pessoas que o seu negócio deseja se aproximar.

Portanto, pergunte-se: quais são os meus objetivos? O que eu quero, de fato, alcançar com a campanha de marketing digital? Quando tiver as respostas em mente (e no ‘papel’), avalie se as suas metas são mensuráveis, atingíveis, relevantes e específicas. Se forem, defina prazos definidos para que elas mostrem resultados concretos.

Feito isso, faça mais uma pergunta: qual é cenário atual do mercado em que minha empresa está inserida? Para isso, pesquise como o seus concorrentes diretos se comportam no ambiente digital, avalie as estratégias adotadas por eles, veja como se relacionam com os clientes e tente encontrar brechas para ocupar mais espaço do que eles. Essa também é uma boa forma de não repetir o conteúdo que já foi veiculado para o seu público-alvo. Assim, será muito mais fácil identificar o que pode ou não dar certo, mesmo antes de colocar seu plano de marketing digital em prática.

Nessa etapa, a última questão a ser abordada é: quem é o meu público-alvo, as minhas personas? Quando você sabe o perfil da pessoa que está se comunicando, fica mais simples definir pautas a serem compartilhadas com elas. Para que a comunicação seja mais assertiva, descubra qual linguagem mais se adequa à sua persona. Outra estratégia é compreender a forma como o seu público-alvo se comporta nas redes sociais, isso vai ajudá-lo a chegar nele mais facilmente.

Crie um plano de ação

Depois de fazer a pesquisa, é o momento de definir quais canais serão utilizados para colocar em prática sua campanha e os conteúdos que serão produzidos. Lembrando-se sempre dos objetivos já traçados, análise da concorrência e público-alvo. Para isso questione-se:

Quais canais vou utilizar?

Cada canal é utilizado para uma finalidade e possui objetivos diferentes. Nas redes sociais, por exemplo, o Facebook, Twitter e Instagram permitem o uso de linguagem mais informal e descontraída, enquanto o Linkedin,  plataforma empresarial, requer relacionamento mais profissional. Sendo assim, escolha a rede social que mais se adequa ao perfil do seu negócio e do seu cliente. Você pode ainda criar blogs com conteúdos relevantes para atraí-los, ou e-mail marketing para se relacionar. Aqui você pode conhecer os principais canais de relacionamento.

Qual o tipo de conteúdo que devo produzir?

Quando você descobre quem é a sua persona, descobre, também, os gostos, vontades e necessidades que a permeiam. A partir dessas informações, você vai definir qual conteúdo é realmente relevante para ela. Depois, é só colocar a mão na massa! Não se esqueça de aperfeiçoar os texto com as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), já que, com elas, é possível atrair mais visitantes.

Tenho que fazer um cronograma para monitorar essas ações?

Sim, sem sombra de dúvidas! Com o cronograma você consegue definir qual será a frequência das publicações nos canais escolhidos anteriormente. Essa tarefa é importante para gerar regularidade nas postagens e, dessa forma, criar relação com os seus clientes. Defina também os horários que as publicações serão veiculadas. Para isso, pesquise e descubra em quais deles a sua persona está habituada a acessar os canais digitais e poste nesses horários, os mais movimentados.

* Você pode fazer o cronograma em planilhas simples do excel ou utilizar ferramentas mais modernas como o Microsoft Project e o OpenProject.

Como vou monitorar os resultados dessas ações?

Talvez esse passo seja um dos principais no planejamento de marketing digital. Nessa etapa você vai descobrir se as suas ações estão trazendo os resultados esperados. É possível obtê-los por meio de alguns serviços. Aqui você pode consultar quais são e a função de cada um deles.

Agora que você sabe como montar o um plano de marketing digital, já pode começar a elaborar o seu. Lembre-se de todas as dicas mencionadas aqui e tenha sucesso no seu negócio. Se ainda restar alguma dúvida, deixe o seu comentário ou entre em contato conosco.

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