5 passos essenciais para organizar seu Fluxo de Automação de Marketing.

Automação de Marketing

Que o Inbound Marketing é uma tática infalível de marketing já está bem claro. Com ele, você poder criar um fluxo de automação de marketing. Este é usado para se relacionar com seu consumidor, fazendo com que ele evolua dentro de uma jornada de compra, até, finalmente, estar pronto para adquirir seu produto ou serviço.

Portanto, o grande desafio para que o Inbound Marketing seja infalível, é criar um fluxo de automação que faça sentido e que traga os resultados esperados.

Fazer uma automação de marketing sem um planejamento estruturado ou sem seguir algumas etapas fundamentais, pode ser um “tiro no pé”, pois você acabará perdendo um tempo considerável sem obter resultados efetivos.

A ideia aqui é dar algumas dicas para que possa criar um fluxo de automação de marketing eficiente e sustentável.

1. Comece pelo começo

Primeiro, defina algumas coisas básicas: Brand Persona e Jornada de compra. É no começo do projeto que você também define suas metas e KPI’s.

Saber quem é seu público, entender o caminho que ele percorre até a compra e quais são seus objetivos com aquele trabalho, faz toda a diferença na hora de pensar na sua automação de marketing.

Outra coisa importante nessa etapa inicial é pensar em um fluxo simples.

Não queira criar algo muito complicado logo no início. Um material educativo e de 3 a 4 e-mails para cada etapa já deve ser suficiente para analisar resultados e com o passar do tempo incluir novos conteúdos nessa jornada.

2. Organize a automação de marketing

Ter um planejamento claro e que contemple todas as etapas iniciais é muito importante para a efetividade de seus projetos de automação de marketing.

É preciso, então, muito atenção na montagem do seu projeto para não deixar escapar detalhes que lá na frente farão toda a diferença.

3. Defina seus conteúdos e materiais ricos pensando na jornada de compra

Essa etapa é fundamental, porque é a hora de ser relevante e entender quais são os conteúdos ideais para cada etapa da jornada.

Primeiro, você deve identificar quais são os materiais e conteúdos que você já tem, analisar em qual etapa se encaixam e verificar se existe alguma em que será necessário criar novos materiais ricos ou conteúdos.

Feito isso, pense sempre em ajudar seu consumidor a sanar as dúvidas que aparecem durante a jornada de compra. Cada etapa exige, então, um tipo de conteúdo específico para solucionar as dores referentes a ela.

Depois de demonstrar essas soluções ao seu consumidor, você parte para a próxima etapa e para os próximos conteúdos.

Com os materiais ricos não é diferente. Afinal, é preciso tomar cuidado para não entregar materiais irrelevantes e que não ajudem o seu consumidor.

Resumindo, defina para cada produto que você oferece, uma solução e um problema relacionados. Depois disso, defina quais conteúdos podem ajudar a resolver esse problema ou oferecer algum tipo de solução.

Um detalhe importante

Outro ponto: Para cada problema se deve criar um fluxo.

Não tente resolver todas as dúvidas e dores do seu consumidor em um único fluxo. Afinal, esses conteúdos devem ser úteis, diretos e esclarecedores para que realmente ajudem a sanar essas dores.

Falar de muitas coisas no mesmo fluxo, pode dispersar a atenção de quem você trouxe para ele por meio de conteúdos específicos na etapa de aprendizado e descoberta.

Seja objetivo e resolva um problema de cada vez. Se no meio do caminho identificar uma outra dor ou problema que seu potencial cliente possui, crie um outro fluxo para sanar isso.

4. Pense nos canais da atração que irá usar

Agora que você definiu sua persona, sua jornada de compra e seus objetivos. Você também organizou um cronograma passando por todas as etapas do planejamento. Definiu seus conteúdos e materiais ricos e agora está pronto para começar seu fluxo de automação de marketing. Tudo pronto, certo?

Mais ou menos.

Então, só falta uma coisa: atrair pessoas interessadas no seus conteúdos e materiais ricos para captar esses leads.

Vamos lá. O principal objetivo do Inbound Marketing é crescer sua base de leads e fazer com que ela evolua até a etapa de decisão de compra de forma orgânica. Isso não quer dizer que você não deve fazer mídia.

Você pode optar por ter um crescimento totalmente orgânico, mas isso trará um resultado a longo prazo. Não é fácil criar relevância orgânica nos mecanismos de buscas como Google, Yahoo, Bing e etc.

Isso porque leva tempo e tempo também é dinheiro.

A mídia paga é ótimo um caminho para acelerar a captação de leads

Por isso, uma campanha de mídia online pode ser uma ótima ferramenta para alavancar a captação de leads e conseguir coloca-los em seu fluxo de automação de marketing.

Pense em divulgar seus materiais ricos e educativos, que são as soluções para dores e problemas que seu consumidor está sofrendo.

Apresente esse materiais, capte o lead e faça com que ele perceba que você é uma solução para aquilo que ele está passando.

Não necessariamente um lead irá entrar no seu fluxo de automação na primeira etapa de aprendizado e descoberta. Ele já pode está no momento de consideração do problema ou até mesmo na etapa de decisão de compra.

Por isso, monte campanhas para cada um dos materiais ricos de cada etapa, traga fluxo de visitantes para seu site e capte esses leads para que possa apresentar suas soluções e conteúdos que o ajudam a resolver suas dores, dúvidas, problemas ou necessidades.

5. Analise seus resultados

O principal fator positivo do marketing digital às empresas é a possibilidade de mensurar com bastante clareza seus resultados quase em tempo real.

Quando analisamos esses resultados, é possível ajustar as rotas do seu fluxo de automação de marketing ou realizar melhorias em determinada etapa da jornada de compra.

Existem, ainda, algumas métricas principais para saber se sua automação de marketing está funcionando.

Por exemplo:

  1. Taxa de abertura e cliques dos seus e-mails;
  2. Quais Materiais Ricos mais convertem leads;
  3. Quantos desses leads viraram clientes;
  4. Custo por aquisição de cliente (CAC);
  5. Aumento das visitas do seu site;
  6. Páginas mais acessadas do seu site;
  7. Principais fontes de tráfego;
  8. Principais palavras chaves.

Essas e outras métricas podem, também, ser analisadas e trazerem informações valiosas para a continuidade do seu projeto. Então, fique atento a elas.

Esses são alguns dos passos principais para se iniciar um fluxo de automação.

 

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