Expectativa de vendas Black Friday 2016.
Chegamos a mais um Black Friday. Nessa época do ano o mercado oferece diversas promoções, isso desde equipamentos eletrônicos a apartamentos. Mas o que a sua loja pode esperar de vendas? Confira nossa análise de crescimento.
No Primeiro Semestre o mercado de e-commerce cresceu 5%, segundo dados do Ebit. Até o final do ano a expectativa é de crescimento de 8%.
Mostrando que as principais vendas do mercado se concentram no segundo semestre devido as datas festivas. Abaixo temos um gráfico de pesquisas sobre Black Friday, segundo o Google Trends. Esse ano estamos com a maior demanda antecipada, possivelmente teremos o recorde de pesquisas.
No ano de 2014 tivemos a maior demanda no país mostrando um acréscimo nos anos anteriores. Em 2015 houve uma queda em relação ao ano anterior, porém as pesquisas continuaram.
Pensando em resultado de vendas, esses dados levam a observar uma maior maturidade do consumidor brasileiro, pois mesmo com um número menor de pesquisas, o mercado teve um aumento de vendas.
Faturamento do E-commerce Brasileiro no Black Friday nos últimos 2 anos.
Em 2014 E-commerce Brasileiro faturou R$ 1,16 bilhão, em 2015 esse faturamento foi de 1,6 bilhão, crescimento de mais de 37%, só para comparação, ano passado o comércio Varejista registrou uma queda de 4,3% e comparando qualquer período de 2014 observávamos queda.
Nesse ponto podemos ver que o E-commerce está crescendo, mesmo com queda nas vendas no país, em 2016 apenas no Black Friday a expectativa é um crescimento de 30% nas vendas, muito superior à média de mercado.
Quem é esse público consumidor?
É impossível pensar em alcançar o público, sem pensar em seus smartphones, assim podemos observar no gráfico abaixo, o comportamento de compra de smartphones, 68% dos homens querem adquirir um novo aparelho, olhando o mercado de maneira geral, há um empate técnico, porém estamos focando nesse, que impacta no relacionamento com o cliente.
Faixa etária do público.
Podemos observar no gráfico abaixo que o público entre 35 e 49 anos são os maiores consumidores, provavelmente são trocas por aparelhos melhores, demonstrando uma busca por qualidade.
Escolaridade do Público
A escolaridade aprensenta um público com alto nível de conhecimento, 71% são formados ou cursam o ensino superior, o público com primário e ginásio é muito pequeno, talvez essa seja a grande diferença com o público das lojas físicas.
Pensando que o público com alto poder aquisitivo migrou para o online e a crise tem um impacto menor a eles, isso comparado ao público de E e D.
Renda do Público
O Gráfico abaixo só confirma o perfil do público, predominante da classe C e superior.
Pensando no Black Friday, sabemos que é uma das principais datas do mercado Brasileiro, é fundamental que sua empresa se prepare para pegar sua fatia dos R$ 2,08 bilhões que serão gastos nessa data.