O dia a dia de um negócio é repleto de decisões a serem feitas todos os dias. Tais  decisões precisam ser pautadas por dados reais que traduzam a realidade da empresa e apontem os melhores caminhos.

Esses dados são mensurados por meio das métricas, que nada mais são do que parâmetros estabelecidos por você para medir o desempenho das atividades desempenhadas.

No caso do marketing essa lógica também precisa ser colocada em prática. Afinal, como saber se suas estratégias estão dando resultados?

Acompanhe o texto para saber quais métricas usar e conquistar o sucesso. 

 

O que são métricas?

As métricas são o termômetro que irá medir o desempenho das suas estratégias de marketing. Sendo assim, elas precisam ser quantitativas, ou seja, representadas por números. 

A decisão de quais utilizar cabe ao gestor de marketing, que, junto com a parte administrativa, irá estipular os objetivos a serem alcançados, as estratégias utilizadas para alcançá-los e as métricas que irão medir a eficácia das estratégias. 

Entre suas finalidades, temos: 

  • Entender seu público-alvo e melhorar a comunicação;
  • Estipular um calendário editorial redes sociais ideal;
  • Mostrar os pontos positivos e negativos de suas campanhas;
  • Auxiliar na tomada de decisão das próximas estratégias e de seus investimentos;
  • Trazer segurança nos resultados obtidos;
  • Identificar do retorno sobre o investimento – ROI;
  • Mensura o envolvimento do público de maneira confiável;
  • Mostra os problemas que precisam de solução.

 

O que levar em consideração ao escolher e analisar as métricas?

Antes de qualquer coisa, você precisa saber que assim como em qualquer processo a análise de resultados por meio de métricas não nasce perfeita. 

Ao longo do trabalho feito você irá perceber que alguns dos indicadores escolhidos não precisam de tanto destaque e outros estão deixando de ser acompanhados. 

Seja como for, o importante é se atentar aos detalhes e fazer as mudanças necessárias.

Vale ressaltar ainda que existem algumas métricas que só servem para ‘’embelezar’’ os seus resultados. Essas métricas não mostram a realidade de seu negócio e muito menos servem para o auxílio na tomada de decisão de suas próximas estratégias. 

Por isso, é importante conhecer as verdadeiras métricas para não prejudicar os negócios. 

 

Mas, afinal, quais métricas usar?

Agora que entendemos a importância de usar as métricas e que algumas não são necessárias para as estratégias de marketing, descubra quais são as corretas. 

 

1. Taxa de conversão

Toda ação de marketing, obviamente, tem um objetivo. Sendo assim, de nada adianta fazer todo um planejamento e atrair clientes em potencial se o objetivo final não for alcançado – seja ele vendas, download de materiais ou atração de leads. 

 A Taxa de Conversão é a métrica que irá medir quantas das pessoas que entraram em contato com você por meio das campanhas de marketing realmente se tornaram clientes ou realizaram outra ação desejada.

Essa métrica é muito importante para que você possa medir a efetividade do marketing da sua empresa. 

Pra você ter uma ideia pense no seguinte cenário:

Uma funilaria estruturou um plano de marketing para atrair novos clientes. O número de leads que entraram em contato em busca dos serviços de cabine de pintura móvel foi alto. 

No entanto, quando se verificou a taxa de conversão, viu-se que ela estava muito baixa. Isso quer dizer que  apesar de atrair leads, a funilaria não estava conseguindo convertê-los em clientes.

A partir desses resultados a equipe de marketing teve de elaborar estratégias para nutrir os leads com conteúdos relevantes a fim de despertar o interesse deles pelo serviço.   

 

2. ROI (Retorno Sobre o Investimento)

O Retorno Sobre Investimento, também conhecido pela sigla ROI, é uma das principais métricas de negócios. É ele quem vai calcular quanto dinheiro você ganhou ou perdeu com os investimentos no marketing.

Além disso, a partir do ROI se torna mais fácil estimar em quanto tempo o valor investido irá voltar para você.

Sabemos que os gastos para abrir uma empresa são muitos, por esse motivo, é imprescindível controlar os recursos que entram e saem para garantir a saúde financeira. 

Outro ponto importante do ROI é que dependendo do seu resultado será possível saber se vale a pena continuar a investir em certas estratégias.

Para medir o ROI de sua empresa, calcule: 

ROI=(RECEITA – CUSTO) X 100   

 

3. CAC (Custo por Aquisição de Cliente)

Se o ROI mede o retorno dos investimentos, o Custo por Aquisição de Cliente (CAC) mede o quanto foi gasto para captar cada cliente.

O CAC precisa ser avaliado em conjunto com a taxa de conversão, já que de nada adianta ter muitas conversões se o custo para a captação de cada cliente é muito alto e não condiz com a realidade financeira da empresa.

A partir da análise dessas duas métricas será possível identificar se as despesas com marketing estão prejudicando o lucro da empresa e, assim, reestruturar os gastos sem que seja necessário tomar algumas medidas, como a terceirização do financeiro.

Para calcular o CAC basta usar a seguinte fórmula:

CAC = (investimento em marketing + investimento em vendas) / números de novos clientes

 

4. Engajamento do público

Medir o nível de engajamento é bom para identificar o tempo que seu visitante permaneceu no site, se houve compartilhamentos de seus conteúdos, a quantidade de cliques em sua página, número de download de um aplicativo, entre outras interações que seu público faz para se manter conectado à sua empresa. 

Mas apesar do engajamento ser bom, as métricas citadas acima não devem receber toda a atenção, pois elas não são o suficiente para a tomada de decisões. 

 

Outras métricas importantes

  • Taxa de retenção de clientes;
  • Taxa de rejeição;
  • Custo por clique (CPC);
  • Ticket médio;
  • Entre outros.

 

Ferramentas de mensuração

Agora que você já conhece algumas das métricas mais importantes do marketing, chegou a hora de conhecer algumas ferramentas que podem te auxiliar a mensurar, monitorar e avaliar seus processos estratégicos, de uma maneira simples, clara e objetiva. 

Existem inúmeras ferramentas que fazem a mensuração das métricas das estratégias de marketing e o Google oferece algumas de forma gratuita.

São elas: 

  • Google Analytics: 

Essa plataforma lhe dá acesso às principais métricas. O Google Analytics oferece a análise de algumas das citadas acima.

Além disso, você poderá contar com relatórios inteligentes que facilitarão a compreensão  segura dos dados apresentados, com uma visão geral, precisa e atualizada sobre os resultados de suas estratégias no marketing digital.

  • Google ADS: 

O Google Ads é a plataforma do Google para criar campanhas de marketing que irão aparecer nas páginas do buscador. 

O site oferece recursos completos para criação de anúncios e acompanhamentos de métricas, algumas delas inclusive são complementares às apresentadas pelo Analytics. 

Uma empresa de consultoria tributária, por exemplo, que criou alguns anúncios na plataforma pode acompanhar as taxas de conversão e custo por aquisição de clientes.

 

Use as métricas corretas para o sucesso de sua empresa

A escolha de métricas certas pode representar o sucesso ou o fracasso não só do seu plano de marketing como de toda a empresa.

Podemos dizer, então, que para ter êxito é preciso entender profundamente os resultados para que as decisões possam ser tomadas de forma analítica.  

As métricas de marketing, por sua vez, tem a finalidade de auxiliar as estratégias futuras. Utilize-as de maneira consciente e conquiste o sucesso da sua empresa. 

 

Conteúdo produzido por Business Connection