A Black Friday existe nos Estados Unidos desde o século 19 e acontece sempre na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving). A tradição de ter um dia destinado a promoções chegou ao Brasil em 2010. Por mais que haja desconfiança, hoje os brasileiros anseiam pela data e até programam as compras. Este ano, a Black Friday acontece no dia 23 de novembro. Sua empresa vai aderir ao movimento? Como está o planejamento? 

Primeiro, vamos entender a data. Ela surgiu para ajudar os comerciantes. A dica disso está no próprio nome. Em inglês, quando uma empresa fecha o mês com as contas no “azul”, usa-se a palavra “black”. Ou seja, é um dia para as companhias aumentarem as vendas e saírem do vermelho. Contudo, para que esse objetivo seja atingido, é preciso muito planejamento e organização. Por isso, separamos algumas dicas para o sucesso de sua empresa no Black Friday.

Aproveite, sim, a Black Friday

Os erros do passado de algumas empresas fizeram com que as pessoas ficassem céticas sobre a Black Friday. Isso inclui nós, profissionais de marketing e comunicação. Então, se você está em dúvidas se realmente deve investir nas promoções, você não está sozinho. Mas, vai por mim, essa é uma oportunidade e tanto. Uma pesquisa da Ebit, empresa da Nielsen que mede a reputação das lojas no mundo digital, mostrou que 80% dos brasileiros pretendem comprar nesta Black Friday. Além disso, destes, 41% querem aproveitar para iniciar as compras de fim de ano. E não para por aí! Outros dados mostram que, nesta data, uma boa quantidade dos compradores são novos para a marca e uma parcela representativa volta a comprar em dias normais.

Tudo isso indica o quanto vale a pena investir a fim de aumentar as vendas. Entretanto, essa estratégia deve ser muito bem planejada. Caso contrário, é possível que a empresa saia no prejuízo ou tenha a reputação prejudicada perante os consumidores.

Planejamento para a Black Friday

A primeira etapa do processo é fazer um levantamento dos produtos ou serviços vendidos que podem ser ofertados com desconto. Veja o que tem em estoque, quais são os produtos mais procurados e as possibilidades dentro disso. O próximo passo é ver quais porcentagens atraentes de desconto podem ser aplicadas sem que você perca sua margem de lucro. Lembre-se sempre que, mesmo com as promoções bombásticas, a ideia é fechar no azul.

Feito isso, é o momento de iniciar a comunicação. Não se esqueça da jornada de compra do consumidor. Você não vai convencer alguém a comprar o seu produto sem nunca tê-lo visto só porque está mais barato. Ou seja, a comunicação referente à Black Friday deve começar bem antes da data. Inclua em seu planejamento formas de fazer com que as pessoas queiram os produtos. Pense na sua buyer persona e trace uma estratégia específica.

Comunicação no pré-Black Friday

Quando estiver perto da fatídica sexta-feira, é interessante já anunciar que terão promoções especiais. Se for conveniente, já informe alguns dos produtos que estarão com preço reduzido para que o consumidor se prepare. Só preste atenção em como é o comportamento do seu cliente. Essa é a chave para uma campanha efetiva.

Por mais que pareça óbvio, não custa avisar: use as redes sociais! As pessoas passam boa parte do dia por lá e o que elas vêem influencia muito nas suas compras. Dados do ano passado das próprias plataformas mostraram que 75% dos consumidores admitem que o Facebook influenciou nas compras de fim de ano e 55% disse o mesmo sobre o Instagram. Neste link, você entende melhor como usar as redes sociais para sua empresa.

Se você já tem uma comunicação de marca estabelecida nas redes sociais, procure ser coerente. Contudo, nesta época, você está competindo com muitas outras empresas. Portanto, tente ser o mais criativo possível em suas campanhas. Procure mostrar a utilidade dos produtos e serviços, como, por exemplo, uma boa opção para presente. Explore todas as possibilidades.