Nesse período de incertezas, muitas empresas estão fazendo o possível para se adaptar e se reinventar. E no centro da questão está a pergunta: como vender na crise? Apesar de tudo que envolve uma pandemia, essa é uma oportunidade para os mais otimistas trabalharem em assuntos estratégicos. É hora de aprimorar os conhecimentos e se preparar para o “depois”.

Como você sabe, empresas que não se encaixam como atividade essencial estão de portas fechadas. Aquelas que já atuam online podem absorver melhor os danos dessa crise econômica que ameaça o país. Se esse não seja o caso da sua, nunca é tarde para se adaptar ao universo virtual a fim de se comunicar e oferecer seus produtos.

Tudo isso porque a salvadora da pátria tem sido a internet. Ela se tornou o meio para a assistência e informações que os clientes necessitam. Lógico, são tempos estranhos e os hábitos de consumo foram bastante modificados. Principalmente por restrições impostas pelo período de confinamento. Dessa forma, selecionamos três estratégias de marketing a serem tomadas durante a crise.

Utilize estratégias de marketing digital para vender na crise

Conteúdo é tudo. Atenção nele!

Você certamente sabe da importância que um blog tem para a empresa. Se quiser ser visível para possíveis clientes, atraí-los e vender na crise, essa é uma ferramenta que precisa fazer parte do seu marketing de conteúdo. No momento em que mais de 90% dos consumidores estão realizando tudo de forma online, não produzir conteúdo que ajude seus usuários da Internet é como se isolar numa cabana bem afastada (leia-se: página 8 de pesquisa no Google).

Não caia na armadilha de falar apenas sobre você ou seus grandes produtos. É preciso sentir as dores dos clientes em todas as etapas do ciclo de vendas, e pensar em como solucioná-las. Aborde os assuntos de forma leve, utilize infográficos e ilustrações.

Lembre-se que seu cliente em potencial ou cliente não poderá mais ir a feiras e eventos como antes. Logo, será importante oferecer soluções para atendê-los de maneira diferente, como cursos online e webinar.

Melhore o SEO no seu site

Falamos anteriormente da importância de ter um site. Mas ele será de baixa utilidade se as pessoas não encontrá-lo, certo? Por isso, qualquer empresa deve aplicar as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para se destacar.

O Google e outros buscadores estão constantemente mudando os algoritmos dos mecanismos de pesquisa. Daí a importância de garantir que seu site esteja em conformidade com as tendências. Aqui, profissionais do marketing e desenvolvedores devem trabalhar juntos para garantir que tudo funcione corretamente.

O objetivo de um SEO adequado é que, quando seus clientes em potencial pesquisem por palavras-chave que tenham a ver com o seu setor, as postagens e páginas do seu site estejam entre os primeiros resultados. Há muita concorrência, mas uma ótima estratégia de SEO pode dar a você a oportunidade de ser mais visível quando tudo isso passar.

Seja flexível e mantenha uma comunicação constante 

Para vender na crise é preciso garantir a comunicação fluída e transparente. Os cliente devem sentir o apoio e até mesmo o carinho transmitidos a fim de ajudá-los nesse momento difícil. Seja flexível e dê soluções aos problemas que possam surgir devido ao confinamento (entregas, devoluções, trocas etc ). O serviço de relacionamento com o cliente se torna um mecanismo essencial que ajuda a criar confiança. Se necessário, adicione um chatbot no seu site. Assim você melhora a experiência do cliente e pode informá-los sobre, por exemplo, sobre as dúvidas frequentes mais comuns e serviços de pós-venda.

 

A pandemia, mais cedo ou mais tarde, vai passar. O mundo, a economia, a saúde e a interação humana foram cruelmente testados e não é possível prever com absoluta certeza como será a evolução nessas circunstâncias. Mas aceite o desafio e conte com a gente para encontre as melhores oportunidades. 

Até a próxima!