O relacionamento com o cliente é uma arte. Conhecê-los e estabelecer um relacionamento personalizado talvez seja o segredo do sucesso. Portanto, atender às  expectativas em relação a compras tem se mostrado essencial na hora de ganhar a satisfação do cliente. 

O marketing de relacionamento é uma estratégia de longo prazo que tem impacto direto nisso. Essa técnica é baseada em conceitos como satisfação e valor do cliente. Nesse sentido, o marketing de relacionamento se opõe ao marketing direto, que visa provocar uma resposta direta ao consumidor. Aqui o conteúdo e as comunicações não se limitam mais às mensagens promocionais que invadem as caixas de e-mail dos clientes para que elas comprem. Mas então como fortalecer o relacionamento com seus clientes? 

Dicas para obter a satisfação do cliente

Conheça seus clientes

Todos os seus clientes diferem em padrões de consumo e em como se comportam no seu site. A análise dos dados que você tem à disposição sobre eles permite justamente estratégias de marketing mais eficientes.

Uma boa maneira de conhecer o grau de interesse de seus clientes é configurar um sistema de pontuação de leads. Essas técnica consiste em atribuir automaticamente uma pontuação a cada cliente por comportamento deles no site e das interações com suas campanhas.

Utilize o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo anda de mãos dadas com o marketing de relacionamento. De fato, o compartilhamento regular de conteúdo de qualidade permitirá que você construa uma sólida reputação por um bom tempo. Os anúncios pagos só funcionam se você investir continuamente nesse setor. Nesse sentido, o marketing de conteúdo pode ajudá-lo a aumentar seu público a longo prazo. 

Use plataformas de CRM

Muitas empresas lutam para estabelecer uma coordenação eficaz entre equipes diferentes, o que geralmente leva à insatisfação do cliente. Para superar esse problema, é possível otimizar os processos de trabalho usando plataformas inteligentes de CRM. Primordialmente, esses sistemas ajudam a garantir que todos estejam em sintonia, o que é importante para estabelecer altos padrões de atendimento ao cliente. A maioria das plataformas de CRM é acessível em vários dispositivos, como desktops, laptops, tablets e celulares. Assim, você pode ajudar seus clientes a qualquer hora e em qualquer lugar.

Atenção aos diferentes canais de comunicação

Blogs, vídeos e redes sociais são ferramentas participativas das quais se pode obter um excelente desempenho. É um fato que os cliente preferem comprar de marcas que ofereçam atendimento consistente em vários canais. Você deve permitir que os clientes alternem entre eles, mas desfrutem de uma qualidade de serviço consistente. Isso pode ajudar a aumentar a credibilidade e reputação da sua marca. 

Garanta que as páginas de suporte e atendimento ao cliente estejam prontas para dispositivos móveis. Utilize também o poder das redes sociais para preencher a lacuna entre você e seus consumidores. Sobretudo, melhore seus tempos de resposta e forneça soluções eficazes para seus clientes. E não se esqueça que sua página de perguntas frequentes devem fornecer correções fáceis de entender para todos os problemas comuns.

Resolva os problemas do cliente no primeiro ponto de contato.

Ninguém gosta de ter que explicar inúmeras vezes qual é o problemas para diversos atendentes. Melhore a resolução no primeiro contato para que a preocupação do cliente seja resolvida de primeira. A oferta de suporte ao chat ao vivo em seu site permite mais colaboração. No que diz respeito às interações com os agentes de atendimento ao cliente, verifique se eles revisam todo o histórico disponível que o cliente tinha com a empresa – chamadas anteriores, bate-papos e problemas que surgiram.

 

Agora que você já sabe como garantir a satisfação do cliente, comece a adotar essas estratégias na sua empresa. Caso precise de mais soluções criativas, venha tomar um café com a gente.

Até a próxima!