O Google Ads não se limita apenas à publicidade na pesquisa do Google. Ele também oferece uma rede de display que pode ser usada para alcançar um grande número de usuário. Nesse sentido, ela é como se fosse uma prima da rede de pesquisa. Nela, você tem a oportunidade de mostrar seus anúncios em todos os sites que usam o Google AdSense para exibi-los. Isto é, em plataformas e métodos de publicidade que não são baseados em texto, como a rede de pesquisa. 

A grande diferença para a rede de pesquisa é, por um lado, que o gerenciamento de anúncios funciona de forma mais temática do que com palavras-chave segmentadas com precisão. No entanto, acima de tudo a rede de display – como o nome sugere – também oferece vários formatos, como imagem e vídeo, além de alguns anúncios rich media.

Sabe os anúncios gráficos na barra lateral ou nos cabeçalhos de um site que você visitou? Estes são anúncios nos sites parceiros do Google na rede de display.

Entendendo os anúncios na Rede Display

O formato dos anúncios é importante nessa rede, pois quanto mais visível, mais será percebido pelos usuários da Internet e, portanto, clicado. Na maioria dos casos, os anúncios gráficos têm um desempenho melhor que os anúncios de texto.

Ao contrário das campanhas de publicidade por palavra-chave, em que o destino da campanha é definido por palavras-chave, nas campanhas da Rede de Display é necessário identificar o segmento de público adequado enquanto navega em milhões de sites.

A identificação do público é essencial para a realização dessas campanhas. Para isso, o Google oferece diferentes métodos de segmentação:

Alvo contextual

Por meio da seleção de palavras-chave ou tópicos, é possível interceptar o público enquanto navega em sites relevantes para a atividade a ser promovida. Por exemplo, um loja de móveis pode aparecer em blogs e/ou sites com temática de decoração;

Segmentar por canais

Por meio da seleção de canais manuais, é possível exibir o anúncio em páginas específicas, vídeos online, jogos, sites e aplicativos selecionados anteriormente;

Alvo de interesse 

É possível selecionar um público com base em seus interesses, identificando grupos reais. Por exemplo, uma professora de pilates pode planejar sua campanha em um grupo de pessoas que tenham interesse em atividade física e/ou problemas de coluna;

Remarketing

Por meio da Rede de Display, é possível exibir anúncios para usuários que já estão no site do anunciante.

 

Outro ponto importante a ser dito, é que as campanhas da Rede de Display são cobradas ao custo por clique (CPC, custo por impressão (CPM) ou custo por aquisição (CPA).

Em suma, a rede de display é uma excelente ferramenta para uma estratégia de marketing de longo prazo. Ela atua como um complemento para suas campanhas de Pesquisa ou Shopping e isso é algo que você não deve esquecer ao avaliar os resultados e benefícios que obteve com esse tipo de campanha. E lembre-se: investimentos para tornar sua empresa conhecida nunca são sinônimo de dinheiro jogado fora.