Ter um site bem estruturado é fundamental para ser visível tanto para os motores de busca quanto para os internautas. Por isso, é importante estar atento e otimizar a URL para que ela seja amigável ao SEO.

Páginas otimizadas transmitem mais confiança e permitem que os robôs dos mecanismos de pesquisa entendam o conteúdo das páginas. O objetivo é fornecer uma descrição simplificada no endereço da web tanto quanto possível para melhorar a visibilidade do seu site e das informações que você quer compartilhar. Portanto, ter uma URL otimizada é muito importante não só para o SEO, mas também para o marketing digital como um todo.

 

O que é uma URL?

A sigla URL significa “Uniform Resource Locator”. É o famoso “endereço do site”. Sendo assim, elas são usadas nas barras de endereço do navegador, em seus favoritos, em seu histórico de navegação e em hiperlinks que você utiliza ao criar conteúdo. A primeira parte é sempre o nome do seu domínio. A segunda indica o caminho para encontrar a página em seu servidor e pode ser personalizada.

 

Por que é necessário otimizar a URL?

Otimizar a URL do seu site é essencial para facilitar o trabalho dos mecanismos de busca. Mesmo que este não seja um fator determinante para o SEO, tem grande peso quando analisamos a estratégia de otimização como um todo. 

A saber, uma URL é otimizada para SEO descreve precisamente o conteúdo da página, bem como usa palavras fáceis de ler para mecanismos de pesquisa e usuários.

Aqui está uma exemplo de URL otimizada para SEO: https://seusite.com/blog/copywriting

E aqui um exemplo de uma URL não otimizada:

https://seusite.com/index.php?=51907



Dicas para colocar a otimização em prática

Prefira o hífen ao sublinhado 

Se você quiser separar palavras em seu URL, use hífens em vez de sublinhados. O Google já deixou claro essa regra. Além disso, também evite espaços, uma vez que ele será substituído por “%”, o que torna o URL de uma página da web ilegível. Se você quer se destacar nos melhores mecanismos de busca do mundo, como o Google, lembre-se

  • URL correta: http://seusite.com/otimizar-url
  • URL incorreta: http:/seusite.com/otimizar_url

 

Evite letras maiúsculas

Letras maiúsculas confundem potenciais visitantes e mecanismos de pesquisa, por isso é melhor evitar. Além disso, não se esqueça de que http://seusite.com/Otimizar-URL é  diferente de http://seusite.com/otimizar-url

 

Limite o número de caracteres 

Tenha cuidado para não exceder o limite recomendado de 50 a 60 caracteres, ou entre 3 e 5 palavras após o nome de domínio. De fato, o ponto principal aqui é fazer aparecer um endereço URL completo nas páginas de resultados do SERP do Google. Dessa forma, a legibilidade e a experiência do usuário serão melhores.

 

Insira palavras-chave nas URLs

Use os títulos de seus artigos para escrever os URLs (slugs). Lembre-se de ser o mais sucinto possível, removendo, por exemplo, os artigos. (o, o, de, um, seu, etc.). Dessa forma, a URL deve ser curta e informativa. Portanto, limite-se a 2 palavras-chave e separe-as com hifens. 



Faça o seu site com a Fullen

Se você tem um negócio e ainda não possui um bom site, deixe com a gente. Antes de mais nada, nossa equipe realizará um estudo sobre a sua empresa. Posteriormente, o site será feito (ou otimizado) já utilizando todas essas técnicas para a sua empresa começar a rankear nos buscadores e gerar os resultados que você tanto almeja. Bora conversar?