Preparação para o Black Friday 2017

Faltam poucos dias para o Black Friday 2017 e qual a melhor maneira para se preparar para essa oportunidade? O mercado nacional irá movimentar bilhões em novembro, vamos conferir algumas ações para elevar suas vendas nesse período.

Campanhas de Pesquisa

Uma das alternativas a um aumento de demanda no mercado são as campanhas de pesquisa, principalmente no Google Adwords – esse modelo é apresentado o anúncio de acordo com o que o usuário pesquisa. É uma excelente oportunidade! Mas é preciso tomar alguns cuidados:

  • Anunciar termos relacionados a Black Friday não é interessante, como: “Ofertas de Black Friday” ou “site com Black Friday”, principalmente se sua empresa não possuir um portfólio gigantesco de produtos. As empresas que irão fazer esse tipo de ação, serão os marketplaces.
  • Uma ótima opção é associar seus produtos a Black Friday (ex: caso venda Iphone 7, ter um divulgação para pesquisas como “Ofertas de Black Friday Iphone 7”).

Caso sua empresa já invista nesse modelo de anúncios, acompanhar os resultados com maior atenção e elevar os investimentos para aproveitar as oportunidades é essencial para esse período.

Abaixo podemos ver a demanda por black friday ao longo dos últimos 5 anos e observar que a procura não para de crescer.

Histórico de pesquisa - Black Friday 2017

Histórico de pesquisa – Black Friday 2017

 

Em 2016 tivemos o maior pico de pesquisas na história e temos uma grande oportunidade com possibilidade de aumento desses números para 2017.

Campanhas Programáticas

Esse modelo é um dos mais interessantes nesse momento, principalmente ao utilizar campanhas de remarketing ou retargeting. Nesse caso é possível exibir anúncios para um público segmentado por interesses e informações demográficas. Direcionar suas ofertas para um target de alto interesse é uma grande oportunidade. Caso possua segmentações dentro do seu site é possível anunciar para quem já o acessou, elevando suas oportunidades.

Nesse modelo o cuidado é que para sua oferta chame a atenção do usuário, normalmente ele já conhece uma média de preço e ao fazer uma abordagem de Black Friday esse cliente em potencial precisa reconhecer que é uma grande oportunidade para ele.

Desabilitar o Boleto?

Normalmente boa parte dos boletos gerados não são pagos. Durante o Black Friday isso cresce demais, pois para garantir uma promoção os usuários geram dezenas de compras por boleto e decidem pagar a melhor oferta. para a empresa que não teve seu boleto pago, o produto fica indisponível no estoque, além de possíveis custos com a geração desse boleto. É preciso analisar o volume de pedidos do seu mercado e verificar se vale a pena essa mudança.

Comunicação do site

Essa é a principal ação para empresas que estão participando do Black Friday. Muitas campanhas direcionam o usuário para uma página de produto. É importante você se questione:  nessa página é possível ver que seu site está com a Black Friday? Esse produto está com um excelente desconto?

É fundamental que seu site apresente essa oportunidade para seu usuário, assim sua empresa terá uma excelente oportunidade de elevar sua taxa de conversão com os acessos que possui diariamente.

Oferta atrativa

Durante esse período o internauta está procurando boas ofertas e normalmente já conhece o preço médio do produto. Abordá-lo com uma proposta de Black Friday com preços normais não surtirá um impacto positivo sobre o usuário.  Sua empresa precisa saber até onde pode ir para que as vendas gerem lucro. Encontrar esse meio termo é fundamental! Caso sua empresa não tenha condições de chegar a essa variável é melhor rever sua comunicação para esse período.

Campanhas de E-mail Marketing

Fazer uma divulgação com preços especiais ou acesso antecipado para sua base de clientes é uma grande jogada, dessa maneira você pode aproveitar para fazer ações durante a semana e aproveitar ao máximo esse período.

Cenário Nacional e Expectativas de venda.

Mercado Brasileiro de E-commerce.

No ano de 2017 há uma expectativa de crescimento de 10% do faturamento do E-commerce Brasileiro. O Black Friday ao lado do Natal são os grandes responsáveis pelo faturamento no segundo semestre e a expectativa é de fechar o ano com R$ 48,8 Bilhões em faturamento.

Estimativa de Faturamento em 2017

Estimativa de Faturamento em 2017

Um dos responsáveis pelo crescimento do faturamento será o número total de pedidos e o Ticket médio, que são variáveis que impactam diretamente sobre esse valor.

Para número de pedidos a tendência é um crescimento de 6,5% com 113,2 milhões de pedidos.

Em relação ao ticket médio a expectativa de crescimento é de 3,3% com um valor de R$ 431.

Estimativa do Ticket Médio.

Estimativa do Ticket Médio.

Em relação ao ticket médio a expectativa de crescimento é de 3,3% com um valor de R$ 431.

Perfil do Público Consumidor

Em 2017 estamos acompanhado pequenas mudanças no perfil do consumidor, chegando a ter um empate entre homens e mulheres. Além do crescimento de 1% no número pessoas com mais de 50 anos. A idade média se mantém em 43 anos.

Perfil do Consumidor

Perfil do Consumidor

Renda Familiar

A renda predominante no público é de menos de R$ 3000, público que representa 33,4% do total, com uma queda de quase 4% em relação ao ano anterior. O público que mais cresceu foi com uma renda superior a R$ 8 mil, chegando a 24,5%, alta de quase 4%. No geral a renda média do consumidor online no Brasil é de R$ 5573, aumento de R$ 399 em relação ao ano anterior. Essas informações comprovam uma expectativa e tendência de elevação do ticket médio, já que com um público com maior poder aquisitivo, as compras de produtos com maior valor agregado serão normais.

Renda Familiar

Renda Familiar

A maioria das informações são do relatório Webshoppers 36, fornecido pela Ebit. Fale conosco para saber as possibilidades para o seu segmento!