Provavelmente você já escutou por aí sobre o marketing de conteúdo. Hoje, vamos esclarecer todas as suas dúvidas a respeito dessa estratégia, que vem ganhando cada vez mais espaço no meio digital.

Afinal, o que é o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing implementada a fim de engajar o público e aumentar a sua rede de clientes e de potenciais clientes. Com o marketing de conteúdo, você atrai novos clientes de forma orgânica e retém a atenção do público. Como? Oferecendo conteúdo relevante e de qualidade. Assim, cria-se uma relação de confiança entre empresa-cliente.

O processo é totalmente diferente do marketing convencional. Isso porque o método tradicional invade a privacidade dos usuários com anúncios que, muitas vezes, não são do interesse deles. No marketing de conteúdo, são as pessoas que procuram a sua empresa e não ao contrário.

Enquanto o marketing tradicional investe milhões de reais em anúncios publicitários (comerciais de TV, banners na internet, anúncios no Youtube e nas redes sociais), o marketing de conteúdo investe nos materiais realmente relevantes para o seu público-alvo.

Mas o que são os materiais relevantes?

A empresa pode oferecer os conteúdos através de alguns canais:

Como consigo atrair a atenção do meu público-alvo?

Você deve identificar quais problemas atrapalham os seus futuros clientes e encontrar, por meio dos conteúdos, uma forma de solucioná-los. Já pensou em achar uma empresa que sabe exatamente quais são as suas dores e ainda receita remédios para curá-la? Seria fantástico, não é mesmo?

Qual a vantagem do marketing de conteúdo?

A grande vantagem do marketing de conteúdo é que as pessoas sempre buscam informações na internet o seu material estará disponível. Ou seja, qualquer pessoa pode acessar de onde estiver e no horário que quiser. E O MELHOR: A SUA EMPRESA NÃO PAGA NADA POR ISSO.

Preste atenção nos dados a seguir: de acordo com um levantamento do We Are Social e do Hootsuite, 40% da população mundial usa alguma rede social ativamente. Entre elas, estão o Facebook com mais de 2 bilhões de usuários, seguido pelo Youtube e WhatsApp com mais de 1 bilhão e o Instagram com 800 milhões.

É por isso que, além do blog corporativo, a sua empresa precisa estar em todos esses canais oferecendo conteúdo. É preciso seguir as novas tendências e as novas tecnologias.

A pesquisa Content Trends 2016, realizada com 2725 profissionais de diversos setores de todo o país, mostra que mais de 70% das empresas utilizam estratégias de marketing de conteúdo. As empresas que adotaram o método geraram 4x mais visitas e 5x mais leads.

O marketing de conteúdo permite aos clientes divulgar a marca

Depois de disponibilizar ao consumidor tudo que ele precisava, respondendo as suas dúvidas, curando as suas dores e solucionando os seus problemas, certamente ele lembrará da sua marca quando for efetivamente comprar o produto ou serviço. As pessoas lembram-se das empresas que estiveram com elas nos momentos em que mais precisaram, principalmente durante uma jornada de compra.

Quando o cliente fica satisfeito ele, certamente, indicará a sua empresa à outras pessoas. Pode parecer um pouco ultrapassado, mas a indicação é considerada um dos canais mais eficientes para uma marca alcançar o sucesso e ser reconhecida. Quando você escuta de um amigo ou familiar que determinado produto ou serviço é realmente bom e vale a pena você costuma acreditar, não é mesmo?

Ao indicar a sua marca, o cliente atrai novas pessoas que passam a acompanhar o seu blog, o seu canal no Youtube e as suas redes sociais.

Lembre-se…

A produção do conteúdo precisa ser ativa e constante. Assim, o engajamento do público será maior e ele terá uma percepção cada vez melhor da sua marca. Sem contar que mais pessoas serão atingidas.

Ao nutrir os clientes e futuros clientes com informações relevantes, a sua empresa é vista com credibilidade e será sempre lembrada no ramo em que atua. E por que isso é importante? Porque quando as pessoas quiserem de fato comprar um produto ou serviço, elas vão se lembrar da sua marca.

Todo esse processo resulta em mais vendas e cria um público engajado e satisfeito.

Assista esse vídeo que o diretor aqui da Fullen gravou para nosso canal do Youtube: