Com o isolamento, você com certeza explorou um pouco mais o Instagram e deve ter se perguntado “o que é IGTV?” ao notar a popularidade do recurso. Dito de forma simples, o IGTV é uma plataforma de vídeo na qual você pode compartilhar conteúdo de até 10 minutos neste formato (contas verificadas ou contas com grande número de seguidores podem postar vídeos de até uma hora). Anteriormente você só podia trabalhar com vídeos curtos no Instagram. Logo, era necessário usar outros canais como o YouTube e o Facebook para mostrar, por exemplo, tutoriais e entrevistas. Mas com o IGTV, as empresas estão tendo um novo meio para contar uma história e alcançar um público ainda maior. 

Por que usar o IGTV? 

Ao entender o que é IGTV, você começa a perceber o poder da ferramenta por meio de recursos que valem a pena conferir. O primeiro é a capacidade de enviar vídeos longos. Você pode imaginar tudo o que pode ser dito em 1 hora? Além disso, a razão pela qual o formato vertical é respeitado é o uso de smartphones. Nesse sentido, a rede social busca incentivar vídeos mais naturais, sem que seja necessário muito trabalho de edição. Posteriormente, o IGTV permite que você adicione uma foto de capa, bem como um título e uma descrição para cada vídeo, mantendo assim o seu perfil organizado e profissional. 

Tenha em mente que os usuários do Instagram são automaticamente inscritos no canal IGTV das contas do Instagram que seguem. Logo,  podem descobrir conteúdo diretamente no aplicativo ou por meio de um alerta no botão IGTV acessível dentro do aplicativo principal. Por fim, os membros podem curtir, comentar ou compartilhar os vídeos em particular via mensagem direta.

Como começar a construir um conteúdo para IGTV?

Todos os profissionais de marketing de conteúdo sabem que criar um cronograma de publicação consistente é um dos segredos para o crescimento da marca e do público. Ao planejar seu calendário editorial nas mídias sociais, você poderá promover produtos ou serviços importantes em datas pontuais, o que é bastante valorizado do ponto de vista estratégico e promocional. Além disso, seguir um cronograma regular ajudará seus seguidores a saber quando eles podem esperar um novo conteúdo e os incentivará a se envolver melhor com sua marca. 

Outra maneira de usar o IGTV efetivamente é criar conteúdo exclusivo para esta plataforma. Portanto, é válido coletar informações como a idade, o sexo e vídeos mais visualizado para desenvolver um conteúdo adequado. Ao fazer isso, você instiga o público a voltar ao seu canal. Ademais, pode levar seus espectadores a uma jornada única, compartilhando com eles os bastidores da sua empresa e um tutorial sobre como usar seus produtos/serviços, por exemplo. Você também pode criar um burburinho sobre lançamento de novos produtos criando expectativa e nutrindo a curiosidade do público.

 

Agora que você já sabe o que é IGTV,  recomendamos a leitura dos nossos textos Como conseguir seguidores no Instagram e Por que você precisa saber o que é Instagram Ads?. E, claro, fique atento nas nossas redes para acompanhar todas as novidades dessa e demais redes sociais.

Até a próxima!