Nesse período de isolamento/quarentena e estando conectados mais do que nunca, você já deve ter percebido que a maioria dos investimentos digitais para anunciantes está concentrada online. A mudança notável diz respeito à exibição e à evolução do papel que a mídia programática pode desempenhar atualmente. Com base em algoritmos, inteligência artificial e experiência humana, é uma metodologia benéfica para aqueles que desejam aumentar as chances de atingir seu objetivo. Isso porque a mídia programática permite que seja exibido um banner para o público certo, no lugar certo, no momento certo. .

Explicando mídia programática

Simplificando, mídia programática é uma metodologia que se refere a compra de espaço publicitário usando tecnologias e plataformas avançadas  automaticamente, muitas vezes em tempo real. Isso significa automatizar a capacidade de encontrar públicos-alvo relevantes e fornecer a eles o melhor conteúdo. Tudo isso graças aos algoritmos que sabem “ler” os perfis dos consumidores com base em seu histórico de pesquisa. Nesse perfil, existem informações simples sobre dados demográficos (idade, sexo, cidade), interesses (com base no meu histórico de pesquisas) e informações sobre o meu objetivo da pesquisa (visitas a várias lojas virtuais podem indicar um padrão sobre o modo de compra). O perfil é então colocado em leilão, onde diferentes anunciantes podem fazer lances na oportunidade de veicular anúncios segmentados para um determinado tipo. 

O maior lance expõe o cliente em potencial a um anúncio quase independentemente do site que ele visitar posteriormente. Todo esse processo ocorre em milissegundos, enquanto um site está sendo carregado no navegador. Portanto, esse processo pressupõe que os anunciantes tenham descrições e propostas de perfil e contextos predefinidos antes do leilão. O objetivo aqui é que se exponha o consumidor apenas a publicidade relevante e, como esta é considerada alta, deve ser muito mais eficaz e impactante. 

Complicou? Vamos com exemplo prático

Digamos que você visite um site que venda cosméticos orgânicos, mas opte por não comprar nenhum. Ao entrar na sua rede favorita, provavelmente vai perceber que há anúncios sobre este assunto em todos os lugares. E adivinhe só? Tais anúncios encontraram o caminho para sua tela usando lances em tempo real.

A empresa de cosméticos orgânicos escolheu exibir os anúncios nessas redes, mas apenas para visitantes que entraram anteriormente no próprio site da empresa sem efetuar a compra.

Ao mesmo tempo que o computador/celular está carregando o site, também está sendo realizado um leilão entre a marca de cosméticos orgânicos e outros anunciantes interessados ​​em exibir anúncios para você. O vencedor é sempre o que deu o maior lance.

Assim, é possível segmentar anúncios de maneira mais rápida e eficaz, o que significa que podem ser comprados e vendidos de uma visita a outra. Dessa forma, apenas visitantes do seu público-alvo serão impactados com o anúncio.

 

É verdade que a tecnologia voltada para publicidade está cada dia mais avançada. Mas não precisa temer todas essas evoluções. Basta aprimorá-las e utilizá-las  da melhor forma para o seu negócio. Precisando de ajuda, entre em contato conosco. Vamos adorar ajudar e elaborar estratégias que geram resultados. 

Até a próxima!