Em uma reunião com um cliente levantei a seguinte pergunta: “Mas qual é o seu objetivo com esse projeto?” A resposta foi: “Quero vender mais, simples e fácil, não é mesmo?” A realidade é que no mercado digital vender é uma consequência do conjunto das ações que a sua marca realiza com o sua buyer persona.

Basicamente, é preciso que, em algum momento da jornada de compra do seu consumidor, vocês se cruzem. Mas como fazer isso? Uma forma é tornar-se referência no assunto buscado. Isso é feito trabalhando temas que são do interesse dele e que tenham a ver com a sua marca. O mercado digital proporciona o ambiente adequado para que ocorra esse match entre necessidade e conteúdo.

O objetivo é, então, criar um relacionamento de confiança com o seu consumidor. Saber o que ele quer e ter a resposta que ele precisa, oferecendo sempre algo de valor para ele.

Mercado digital no relacionamento com o cliente

O mercado digital oferece uma nova era de relacionamento com o cliente. Nele, as possibilidades de compra são infinitas e, para que o consumidor sinta confiança, ele deve criar um relacionamento com a sua marca. Afinal, você não aceita nada de um desconhecido na rua, não é mesmo? Por que deveria confiar o seu suado dinheiro a uma empresa que você não conhece e promete algo online que você não consegue tocar, sentir, ver de perto, ver a qualidade?

Em contrapartida, temos um levantamento do Total Retail 2016, da PwC. Ele afirma que 38,2% dos brasileiros têm o hábito de fazer compras online todos os meses. Ou seja, milhares de pessoas estão confiando que mercado digital online pode oferecer o que elas querem, sem ao menos conhecê-las.

Mas como as marcas conseguem isso?

O segredo está nas empresas que viraram pessoas e vozes nas mídias digitais para: ouvir, falar, se relacionar, ajudar a resolver problemas e estar sempre ativas quando o seu consumidor estiver conectado. Estão pesquisando mais do seu consumidor, estão sabendo o que eles querem e em como ter o que eles querem. Estão investindo em formas de mostrar o quanto são relevantes e entendem dos produtos e serviços que oferecem e só conseguem isso estando próximos dos consumidores.

Você pode investir muito dinheiro em anúncios do Google, Facebook, portais e tudo mais. Mas se a sua empresa não estiver disposta a ouvir e se relacionar com o seu consumidor, não adianta estar no meio digital.

Quando perguntamos: “qual é o objetivo da empresa?”, o que precisamos saber vai além do volume de vendas. Precisamos saber se a sua empresa quer ser referência no mercado. Quer ser uma marca famosa? Uma porcentagem de crescimento? Que tal atender novas praças? Ou quem sabe encontrar novas pessoas que se interessem pelo seu produto?

O marketing digital permite que foquemos nos objetivos, público-alvo e ajudemos a construir uma empresa que faça a diferença na vida do seu consumidor. Quando ele precisar, que ele saiba que pode contar com a sua empresa – esse é o objetivo de maior valor para uma marca: ser relevante na vida do consumidor.

O pensamento que você tem que ter hoje é saber o verdadeiro objetivo da sua empresa. E o mais bacana de tudo é que queremos fazer esse objetivo se cumprir e trazer desafios com objetivos maiores e melhores para a sua empresa.

Saiba mais:

Fique sempre atento aos conteúdos postados em nosso blog. Assine nossa News e acompanhe diversos conteúdos que irão ajudar a desenvolver o marketing digital da sua empresa.

Aproveite também para conhecer nossos materiais educativos.

Quer saber como pode melhorar os resultados da sua empresa no marketing digital? Clique aqui e fale com um dos nossos consultores.