O marketing sensorial é uma forma de marketing que visa oferecer uma experiência diferenciada a partir da estimulação dos cinco sentidos. Nele, o cliente está no centro das preocupações e o seu conforto durante a experiência de compra é o principal objetivo da estratégia implementada. 

Música, cheiros, iluminação específica são alguns dos métodos ​​para “encantar” a experiência do cliente. No entanto, é difícil para os profissionais de marketing digital oferecerem cheiros, ou ainda mostrar a textura de um novíssimo tecido, através de uma tela de computador, celular. Qual seria a solução? Como usar os aspectos sensoriais e reinventar a jornada do cliente em um contexto digital?

Marketing sensorial e marketing digital

Integrar o marketing sensorial ao mundo digital é possível e até mesmo altamente recomendado. O marketing visual e auditivo são pilares do digital. Já se constatou que o ser humano é naturalmente atraído pelo que é visualmente bonito, simétrico e simples (menos é mais, lembra?). Portanto, é necessário garantir que a forma de apresentar o conteúdo atenda naturalmente a esse fato. Além disso, atualmente estamos sendo guiados pelo imediatismo. A busca pelas informações está cada vez mais alta e demandando rapidez nas respostas. 

Sendo assim, oferecer conteúdo visual de qualidade é mostrar a continuidade entre o espaço físico de vendas e o digital. Imagens bem produzidas e vídeos que tragam o produto em suas melhores condições e ângulos também podem estimular a compra. E mais: apresentar conteúdo por meio de uma estratégia visual, também significa fortalecer e disseminar a imagem da marca. 

Já o marketing auditivo está assumindo um lugar cada vez mais importante no ambiente digital. Principalmente pelo desenvolvimento de sites de streaming de música e podcast. As marcas devem, portanto, trabalhar em suas mensagens para construir uma identidade sonora única por meio de som, música ou voz.

Demais ações que podem ser adotadas

Certas ações podem ajudar no processo de integrar marketing sensorial ao marketing digital. Dessa maneira, faça descrições detalhadas sobre os produtos ou serviços, com textos diretos, porém criativos, que consigam atingir em cheio o consumidor. Considere também a experiência do usuário e capriche no atendimento humanizado. Em seguida, se necessário, não hesite em utilizar recursos de voz. 

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