O marketing digital engloba todas as ações de comunicação e marketing realizadas no ambiente digital. Elas podem ser feitas por meio das redes sociais, blogs, sites, e-mail marketing, landing page etc, e tem o objetivo de vender produtos ou serviços. Como é uma estratégia que não invade o espaço do cliente – pelo contrário, é ele quem procura a sua marca -, o marketing digital vem se popularizando cada vez mais, sendo implementado na maioria das grandes, médias e pequenas empresas.

Por ser um serviço “novo”, se comparado ao marketing convencional, os empresários ainda têm muitas dúvidas em relação ao assunto. A principal delas é: será que vale a pena investir em marketing digital?

No artigo de hoje daremos essa resposta a você! Continue lendo o texto e, quando terminar, vai chegar à conclusão de que SIM, vale a pena! Bora conferir?

Vantagens do marketing digital

Poder de atrair clientes

Com o avanço da internet, os hábitos de consumo mudaram. A maioria das pessoas, antes de fechar uma compra, pesquisa pelo produto ou serviço no ambiente digital. É exatamente por esse motivo que a sua empresa precisa ser encontrada na internet. Ela tem de estar preparada para satisfazer os desejos e suprir as necessidades desses potenciais clientes.

Mas antes de implementar qualquer ideia, faça um planejamento. Ele será essencial para a eficácia de suas ações. Se você ainda não sabe como estruturá-lo, aconselhamos que leia este artigo: Como fazer um plano de marketing digital.

Se quiser se aprofundar mais nesse tópico, leia o texto Como atrair consumidores usando o marketing digital.

Grande alcance

Cerca de 116 milhões de brasileiros tiveram acesso à internet em 2016, de acordo com um estudo do IBGE. Hoje, esse número deve ser ainda maior. As pessoas estão conectadas o tempo todo e seria um desperdício não tentar alcançá-las, não é mesmo?

Você precisa, o quanto antes, criar estratégias para divulgar a sua marca. Na internet as ações de comunicação e marketing podem percorrer não só o Brasil, mas o mundo todo. Já imaginou quantas pessoas se interessam pelos seus produtos ou serviços, mas não fecharam uma compra simplesmente porque nunca nem ouviram falar sobre a sua empresa? Portanto, dê um jeito de chegar até elas.

Aproximação com o público-alvo

É importante destacar que você não vai conseguir atingir os 116 milhões de brasileiros. Dentro desse número, existe uma parcela que se interessa pelo seu segmento e é com ela que você irá se preocupar. A comunicação será voltada, exclusivamente, para o público-alvo. Por meio de conteúdos relevantes (que supram as necessidades e resolvam os problemas dos potenciais clientes), você vai se aproximar dele e, aos poucos, ganhar sua fidelização. Quando a pessoa passa a confiar na sua marca, é bem provável que ele feche uma compra e ainda indique os serviços para outras pessoas.

Custo-benefício

Diferentemente do marketing convencional, no qual algumas empresas investem milhões em propagandas, no marketing digital é possível alcançar milhares de pessoas sem mexer muito no bolso. O profissional especializado no assunto vai criar estratégias focadas em resultados e, com o tempo, aumentará de forma significativa as oportunidades de vendas do seu negócio.

Resultados mensuráveis

Uma das principais vantagens do marketing digital é que todas as ações podem ser mensuradas. Isso permite que você avalie quais estratégias estão dando certo e quais estão trazendo prejuízos.

Reconhecimento da sua marca

A frequência das postagens em blogs e redes sociais com assuntos que, de fato, interessam o seu público-alvo, fará com que a sua empresa seja reconhecida e se torne referência no assunto.

Percebeu como o marketing digital é essencial para o crescimento do seu negócio? Essas são apenas as principais vantagens dessa ferramenta. Ainda tem muito mais! Se você quiser se aprofundar mais no assunto e tirar algumas dúvidas, nossos especialistas podem conversar com você. O que acha? Não hesite e entre em contato! Será um prazer ajudar no crescimento da sua empresa.