Em tempos de pandemia, os artistas resolveram adotar as lives no YouTube como forma de distração para o público. Tudo começou quando Gusttavo Lima realizou a live “buteco em casa” e atingiu audiência recorde, até então. Foram mais de 750 mil pessoas online e mais de 4 milhões de compartilhamentos. Os demais artistas sertanejos abraçaram a estratégia e nomes como Jorge e Mateus, Bruno e Marrone e Marília Mendonça ultrapassaram a marca de mais de 1 milhão de pessoas acompanhando a transmissão. Marilia, inclusive, bateu o recorde mundial, conseguindo atrair 3,3 milhões de usuários simultâneos.

As lives surgiram com um intuito beneficente. Na live de Jorge e Mateus, por exemplo, foram arrecadadas 172 toneladas de alimentos, 10 mil frascos de álcool em gel e 200 cursos na área de saúde. 

Mas por trás desses números, está um fenômeno interessante. Com patrocínio de cerveja, passando por maquininha de cartão e chegando a arroz, as lives se tornaram um formato interessante para ações de marketing. Isso porque os artistas costumam entrar noite adentro com suas apresentações. E aqui estamos falando de algo em torno de 5 horas. 

Qual o resultado disso tudo?

Segundo a Stone, principal patrocinadora da live de Marilia Mendonça, a empresa teve 200 mil acessos em seu site durante a transmissão. Uma das estratégias adotadas foi deixar ativo um QR Code na tela que direcionava ao seu site principal.  

De acordo com levantamento feito pela MindMiners, empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital, a pedido do CNN Brasil, 76% dos participantes querem a continuidade das lives, mesmo após o fim da pandemia. O levantamento foi realizado com 500 pessoas, de todas as regiões do país e classes sociais distintas, nos últimos dias 13 e 14 de abril. 

A pesquisa ainda apontou que mais da metade dos participantes tiveram a curiosidade de consumir algum produto mostrado durante a live. 

pesquisa lives

Fonte: CNN Brasil

 

E para quem ainda é pequeno?

Live é um ótimo formato para quem deseja entrar em contato com seus seguidores. É eficaz  principalmente para responder perguntas, mas também para quem quer transmitir algo. Por exemplo, um tutorial de como funcionam impressoras 3D, ou ainda como forma de sanar dúvidas sobre reprodução assistida. Portanto, você não precisa ser ambicioso ao ponto de querer bater recordes no YouTube. Trabalhe com o sua audiência e comece aos poucos. Os resultados certamente aparecerão. 

Como fazer?

O YouTube Live permite transmitir vídeos ao vivo para ganhar notoriedade e aumentar a visibilidade da sua empresa. O formato de vídeo quebra as barreiras usuais, humanizando os relacionamentos com os seus seguidores. Trata-se da oportunidade de realizar uma espécie de seminário para um público segmentado, sem restrição de espectadores.

Não há uma regra para as lives. Como falamos anteriormente, você pode usar o recurso para apresentar um serviço, testar um novo produto, anunciar promoções. Porém, faça um estudo prévio para descobrir o que mantém o engajamento da sua audiência e aborde o assunto de forma benéfica para a empresa.

Apenas verifique se o seu canal não tem nenhuma restrição para realizar transmissões ao vivo. Esse é um ponto importante, já que a rede suspende por 90 dias as transmissões de contas que violam suas políticas de uso.

Por que fazer?

Geração de leads

Ao fazer uma live, você pode atingir diversas pessoas e não somente aquelas pré-estabelecidas. Em outras palavras, o YouTube é ótimo para gerar novos leads. Nesse sentido, constitui um ponto alto de prospecção digital, que qualquer boa estratégia comercial deve levar em consideração. Principalmente aquelas que reconhecem a importância do marketing de conteúdo.

Promover sua imagem como especialista

Aproveite o momento para transmitir informações úteis. Na internet, os usuários não estão apenas procurando entretenimento. Mais da metade deles busca informações e maneiras de adquirir mais conhecimento.

Economia de tempo

Ao contrário de vídeos editados, que exigem profissionais capacitadas para lidar com programas específicos, transmissões ao vivo são uma grande economia de tempo em comparação com vídeos gravados.

Inove na experiência do usuário

Durante as transmissões, a plataforma disponibiliza uma caixa de comentários para os espectadores. Dessa forma, eles podem interagir com o realizador da live, que, por sua vez, tem a chance de se aproximar ainda mais dos clientes em potencial. Você pode iniciar uma conversa e entender o que eles estão procurando em termos de serviços e/ou produtos. Dessa forma, você pode oferecer algo que sane a dor dele. 

 

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Até a próxima!