A inteligência artificial está transformando muitas áreas e o marketing digital não poderia ficar de fora dessa. Segundo levantamento 2019 CIO Survey, da Gartner, o número de empresas que implementam inteligência artificial (IA) cresceu 270% nos últimos quatro anos. A pesquisa recebeu respostas de mais de 3 mil diretores de tecnologia em 89 países e nos principais setores.

A importância se deve, principalmente, por três motivos: a explosão das fontes de informação e dados, o aumento da capacidade do software em processá-los e a criação de algoritmos para cada vez mais complexo e avançado. 

Hoje, as empresas que atuam em marketing digital devem oferecer uma experiência única e personalizada ao cliente. Outrossim, devem aproveitar os dados disponíveis para também projetar novos produtos. Com a inteligência artificial, o marketing digital está no centro das novas tecnologias, otimizando seus processos e recursos para entregar conteúdo altamente personalizado e melhorar a experiência do cliente.

 

Onde é possível implementar a inteligência artificial?

 

Automação de tarefas

A automação sempre ocorre com o objetivo de personalizar a relação com o cliente. Com a inteligência artificial, é possível facilitar a ação em tempo real. Afinal, não estamos disponíveis 24 horas por dia para os clientes, certo? Ela permite automatizar certas estratégias, principalmente as de marketing, gerando muito mais engajamento. A saber, a criação de um conteúdo dinâmico e o envio de mensagens personalizadas são ações fundamentais para intensificar o relacionamento entre marca e consumidor.

 

Experiência do Usuário

As possibilidades da inteligência artificial vão muito além dos algoritmos tradicionais de interação. Ela utiliza chatbots para interagir com os usuários, na gestão do relacionamento e suporte ao cliente, para conversar, discutir e responder às perguntas do usuário. Assim os usuários têm as suas perguntas respondidas quase instantaneamente. 

Com a IA e machine learning é possível tornar a jornada de compra ou consulta do cliente muito mais positiva. Os sistemas de recomendação utilizam os dados comportamentais coletados de usuários da marca para oferecer produtos, serviços e conteúdos que estejam relacionados com as compras e visualizações anteriores, por exemplo.

 

Criação de conteúdo

Um dos principais benefícios da inteligência artificial ​​e do machine learning é fornecer insights para criação de conteúdo relevante e consistente.

Muitos criadores de conteúdo já utilizam a dupla para selecionar dados existentes e combiná-los com palavras-chave específicas. O resultado? Um conteúdo exclusivo e original que atrai mais visitantes para um site. No entanto, é importante notar que essa inovação não vem para substituir os profissionais da área. Até porque ainda não atingimos o estágio em que essa tecnologia pode ser encarregada de escrever textos longos e complexos. Porém é algo para se ficar de olho pois tudo leva a crer que essa tendência só tende a ser ainda mais aperfeiçoada nos próximos anos.



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