Garantir o alinhamento entre a equipe de marketing e a equipe de vendas pode não ser uma tarefa muito fácil. Nesse sentido, a integração de ferramentas de CRM e automação de marketing pode melhorar significativamente este processo interno. Mas não só isso. Investir nessas duas soluções também significa melhorar o desempenho das vendas, uma vez que ambas equipes poderão trabalhar com dados atualizados constantemente sobre os clientes. Logo, o direcionamento será feito de forma ainda mais precisa a fim de entregar a mensagem mais relevante possível em qualquer estágio da jornada de compra. 

Benefícios da integração de ferramentas

Marketing e vendas alinhadas

Ao vincular CRM e automação de marketing, transferir leads para vendas no momento certo é muito mais fácil e feito de forma automática. Usando informações atualizadas em tempo real, elas aumentam a chance de um diálogo assertivo no momento correto. Mas como?

Dentro de um sistema de automação de marketing, é possível aplicar o lead scoring, por exemplo. Somente após a pontuação predeterminada ser alcançada, o lead é transferido para o time de vendas. Dessa forma, você garante que apenas aqueles qualificados sejam abordados e ainda otimiza o tempo dos dois times. 

Imagem clara da jornada de compra

Com a integração é possível ter uma ideia bastante clara de qual etapa do funil está o cliente. Qualquer nova interação de um cliente em potencial com seu conteúdo é registrada e analisada. Assim, seus vendedores podem saber quais páginas um cliente em potencial visitou e localizá-las melhor durante o ciclo de compras. Sendo assim, essas informações serão úteis para otimizar o contato comercial.

Segmentação e gerenciamento automatizado 

A combinação dos dados permite uma segmentação de acordo com o interesse identificado pelo conteúdo ou comprovado pela compra. Portanto, ela pode ser organizada de várias maneiras. 

A automação de marketing permite mapear os contatos com base no comportamento deles, dando a liberdade de fazer adaptações necessárias no material que você tem a oferecer. Já o CRM utilizará justamente tais dados comportamentais para analisar a consistência de acordo com histórico de vendas e contatos da sua empresa. Atuando em conjunto, você evita ações e campanhas que podem não ser bem recepcionadas pelos clientes em potencial e clientes antigos. 

Se você deseja alcançar o resultado ideal, comece hoje mesmo a adotar uma integração de ferramentas. Caso sinta que precise de ajuda, entre em contato conosco. Certamente iremos ajudá-lo (a) em adotar as melhores estratégias para a sua empresa.

Até a próxima!