Você já teve dificuldade em encontrar rapidamente os dados procurados em plataformas como o Google Ads e Analytics? Ou se pergunta como apresentá-los de maneira simples aos seus clientes?

Se a resposta for sim, que tal começar a utilizar o Google Data Studio? Totalmente gratuita, esta é uma solução com potencial para facilitar bastante o seu trabalho.

O que é o Google Data Studio?

O Google Data Studio é uma ferramenta de visualização de dados. Ao se conectar a diferentes fontes de dados como Google Analytics e Google Ads, permite importá-los e utilizá-los para criar relatórios totalmente personalizados, dinâmicos e interativos. Dessa forma, é possível escolher o modo de representação de dados que melhor atenda às nossas necessidades. Ao mesmo tempo, insira imagens e textos com fontes e cores personalizáveis. Compartilhar os relatórios que você cria com outros usuários, por meio do Google Drive, também é um diferencial da ferramenta.

Por que usar o Google Data Studio?

Crie relatórios visuais que facilitam a avaliação

Seres humanos são seres visuais. Por consequência, frequentemente achamos difícil avaliar dados em tabelas.

A representação 100% visual dos dados no Google Data Studio facilita muito a avaliação. Assim sendo,  a visualização de dados vira algo intuitivo, mesmo com uma grande quantidade de dados. Isso acelera o tempo de análise, fazendo com que as medidas necessárias sejam implementadas rapidamente.

Execute seus próprios cálculos 

No Google Analytics, por padrão, você pode configurar até cinco métricas calculadas por exibição de dados. Por outro lado, o Google Data Studio oferece uma variedade de outras métricas calculadas que você pode usar em seus relatórios.

Com campos calculados, você tem ao seu dispor novas métricas e dimensões que executam funções. E mais: pode aplicar fórmulas matemáticas e funções, bem como ajustar texto.

Uma ferramenta colaborativa

O Google Data Studio é uma ferramenta colaborativa eficaz. É possível atribuir permissões e conceder acesso a alguns de seus colegas ou funcionários. Dessa forma, eles podem participar diretamente do desenvolvimento e personalização do seu painel. No entanto, se você não quiser alterar a aparência e/ou os dados do relatório para todos os usuários, salve sua própria versão.

Além disso, se necessário, as tabelas criadas podem ser facilmente salvas e compartilhadas por email em formato PDF.

Dados atualizados em tempo real

Sempre que você consultar seu Data Studio, os dados estarão atualizados. Graças a essa economia de tempo significativa, você pode gerar relatórios mais regulares.

As análises em tempo real, juntamente com os vários filtros, também são muito práticas para encontrar dados precisos. Por exemplo, você pode filtrar e visualizar os resultados de acordo com um determinado período, um tipo de usuário e muitas outras dimensões.

 

Agora que você já conhece melhor o Data Studio, comece a utilizá-lo. E venha conversar com a gente, tomar um café e colocar suas ideias em prática. 

Até a próxima!