A geração de leads é o aspecto mais importante do marketing online. Não se trata apenas de conquistar novos clientes, mas também de manter os clientes fiéis aos seus negócios a longo prazo, o que aumenta o Valor da Vida do Cliente (CLV).

Um lead é um termo de vendas/marketing e descreve um início de contato e/ou divulgação de informações de contato por um potencial cliente. Um “lead qualificado” é quando um cliente em potencial confirma seu interesse (de acordo com uma intenção de compra não vinculativa). Os leads são, por exemplo, endereços de email, número de telefone, nome da pessoa de contato, nome da empresa, cargo etc.

A liderança qualitativa é um dos principais objetivos do marketing B2B. Na área B2C, os leads geralmente são apenas um tipo de microconversão que depende da quantidade de leads subordinados a outros objetivos principais.

O que exatamente é geração de leads?

A geração de leads é um processo de marketing que visa criar e capturar o interesse nos produtos ou serviços de uma empresa, a fim de atrair clientes de longo prazo. A geração de leads deu passos gigantescos nos últimos anos – em 2019, será principalmente via plataformas digitais, uma vez que mudamos nossos hábitos e estamos comprando cada vez mais na internet. A riqueza de informações e avaliações disponíveis online nos tornou clientes mais determinados. Ao mesmo tempo, novas tecnologias e métodos estão sendo constantemente desenvolvidos, especialmente para a geração de leads na era digital. Leads que, é claro, devem acabar no funil de vendas.

Como aumentar a geração de leads de um jeito criativo?

Conte a história de um cliente

Muitos clientes adoram aparecer no site de uma marca. Proponha cases de sucesso, onde os clientes contem suas próprias histórias com a marca. Coloque-os com destaque no seu site. Quando você coloca os clientes no centro, e não você, demonstra que sabe definir as prioridades. 

Crie um vídeo de seus produtos ou serviços

Por que não explicar sua oferta para alcançar e realmente conversar com a maioria das pessoas? De acordo com alguns estudos de caso, os vídeos dos produtos podem gerar até 66% mais leads qualificados (OptinMonster, 2018). E ainda: 97% dos profissionais de marketing dizem que os vídeos ajudam a educar o usuário acerca de um produto ou serviço (State of Video Marketing, 2017).

Lembre-se de que os vídeos não precisam ser longos ou complexos.  Vídeos de até 2 minutos são os que geram mais engajamento (Wistia, 2016). Logo, a chave do sucesso está na simplicidade e no imediatismo. Até um bom smartphone e ferramentas gratuitas de edição são suficientes para produzi-los. 

Mantenha cuidadosamente um blog

De fato, os blogs são cruciais para empresas de todos os tamanhos. Porém, muitas delas não têm um calendário com o planejamento de conteúdo forte e consistente. Logo, desistem quando os resultados não chegam no primeiro mês. 

Não jogue a toalha! Há casos de empresas que conseguiram dobrar seu tráfego orgânico em seis meses. Isso apenas com a constante programação do blog com conteúdo valioso, Mas lembre-se de que, depois de trazer tráfego para o seu blog, a maior parte do trabalho ainda não está concluída. Seus leitores estão interessados ​​no que você tem a oferecer, mas ainda não viraram leads. Aproveite as postagens para levar seus leitores a uma landing page, por exemplo. Os CTAs podem estar na barra lateral para serem vistos em todos os blogs, ou você pode obter CTAs de alinhamento mais específicos com o conteúdo sobre o qual você está escrevendo. Se estiver fazendo isso, poderá incluí-lo no meio da postagem, no final da postagem ou por pop-up. Sinta-se livre para experimentar para ver o que funciona melhor para seus leitores.  


Está precisando aumentar a sua geração de leads, mas não está conseguindo? Bora bater um papo e pensar em estratégias eficazes? Entre em contato com a gente! Estamos te esperando.