Sabe quando você vê um anúncio e imediatamente sente que PRECISA daquele produto? Com certeza os profissionais de marketing responsáveis por ele utilizaram gatilhos mentais para gerar essa necessidade. Por certo, o melhor e mais recente exemplo foi a ação do McDonald’s durante a última edição do Big Brother Brasil. 

Cerca de 1 milhão de pessoas entraram no aplicativo da empresa, um crescimento de 25%. Ao mesmo tempo, os downloads no app da empresa tiveram um salto de 120%. Similarmente, o Google registrou uma busca expressiva pela marca, com aumento de 4.344%. Tudo isso após o McDonald’s patrocinar a “Festa do Pijama” no BBB. Na ocasião, a gigante do fast food vendeu na Méqui Box os produtos usados pelos participantes, como pares de meia e camisetas inspiradas na marca

“A gente entendeu que essa era uma oportunidade única de criar uma conexão emocional profunda com os nossos consumidores. Batemos recorde de venda de delivery, batemos recordes de acessos nos nossos canais digitais e ficamos com seis posições simultâneas nos trending topics do Brasil”, comemorou João Branco, diretor de Marketing do McDonald’s. 

Claro que aqui estamos falando de duas marcas consolidadas, mas é perfeitamente possível que a sua empresa também alcance bons resultados. Como? Continue a leitura para saber.

O que são gatilhos mentais?

Gatilhos mentais são estímulos que influenciam o momento da tomada de decisão. Para isso são utilizadas técnicas de persuasão a fim de despertar emoções por meio de frases ou palavras de impacto que atuam no inconsciente do público.

Muitas pessoas podem confundir a persuasão com a manipulação. Mas, neste caso, o que queremos é incentivar o nosso público a considerar os benefícios e vantagens de obter aquele produto/serviço e se tornar um cliente.

Você pode utilizar os gatilhos mentais em todo o processo de compra em diferentes canais de comunicação. Existem diferentes tipos e, dependendo de seus objetivos, é possível utilizar um ou mais ao mesmo tempo.

Três tipos de gatilhos mentais

Prova social

Certamente você já foi influenciado por alguém, seja um amigo ou um famoso. Isso porque temos a tendência de agir conforme o coletivo. Ou seja, observamos os outros para determinar as ações que devemos tomar. Logo, é normal avaliar depoimentos, comentários de terceiros para finalizar a ação ou descartá-la. Portanto, a chave aqui é mostrar a seus clientes como outras pessoas estão se beneficiando de seu produto, para que eles saibam que ele funciona e são capazes de sanar as dores e os problemas.  

Escassez

Se você já entrou em um site de reservas de hotel, certamente já viu um aviso de “resta apenas 1 quarto disponível para o período”. Esse é o gatilho da escassez. A sensação de que algo está para acabar ou de que restam poucas unidades pode aumentar o desejo de não perder essa oportunidade. fale sobre o que é único ou exclusivo.

Reciprocidade

O que acontece quando alguém te dá um presente de aniversário? Você agradece e se sente na “obrigação” de presenteá-la quando chegar a vez dela, certo? Sendo assim, no gatilho da reciprocidade, o que se deseja criar é um sentimento de gratidão mútua e conquistar a confiança do público. Serviços de streaming utilizam bastante esta técnica quando oferecem 30 dias de acesso gratuito a todo o conteúdo da plataforma. Já no Marketing de Conteúdo, geralmente são oferecidos materiais ricos. Dessa forma, quanto mais personalizado, valioso ou inesperado o bônus, mais significativo para o público. 

Venha pra Fullen

Gostou de aprender mais sobre gatilhos mentais? Recomendamos também o nosso texto sobre copywriting. Tenha em mente que esses são apenas alguns exemplos e que as possibilidades são diversas. Para explorá-las da melhor maneira para o seu negócio, entre em contato com a gente e fique por dentro de tudo que o marketing digital pode oferecer.