O funil de vendas é um componente que tem ligação direta com o sucesso da sua empresa. Todo conteúdo que você cria e toda estratégia de marketing implementada são construídas em torno dele. Para capturar leads mais qualificados, é preciso ter estratégias direcionadas para os três estágios do funil de venda. Portanto, fique atento e confira os 5 erros que podem estar prejudicando os seus resultados. 

Você não está priorizando a nutrição de leads

Uma equipe voltada para gerar e não cultivar leads, pode ter muitos novos entrando no topo do seu funil. Porém, uma porção muito pequena deles chegará ao fim e se tornará cliente. Por isso, utilize as ferramentas de automação de marketing para garantir que todos recebam um conteúdo personalizado. Isso, é claro, de acordo com a demografia e o gosto deles. Além disso, considere usar a pontuação de leads para avaliar os contatos prontos para a venda.

Você não está medindo todas as etapas do seu funil de vendas

Muitas organizações se concentram apenas em seus índices de vendas finais. Com isso, deixam de lado as taxas de conversão que levam ao fechamento final das vendas.

Avalie todas as etapas do seu processo de vendas e meça a probabilidade de sucesso em cada uma. O gerenciamento do seu funil de vendas deve fazer parte de um esforço contínuo. Da mesma forma, você deve ajustá-lo ao longo do caminho.

Ao ter noção de onde estão suas fraquezas, é provável que você comece a ver um resultado melhor no número final de vendas.

Você está ignorando métricas importantes

Muitos profissionais de marketing se concentram apenas nas métricas gerais, como visualizações de página, taxa de conversão de visitante para cliente e taxa de rejeição. Enquanto métricas com escopos menores – como visitantes de retorno, páginas de saída e padrões de rolagem – permanecem totalmente ignoradas. Este é um erro fatal. Embora as métricas gerais sejam, sem dúvida, importantes para o seu funil de vendas, as métricas menores geralmente fornecem informações muito mais úteis sobre como você pode melhorar seu funil de vendas. 

Você está deixando seus leads esfriarem 

O problema com os funis é que precisa haver algum tipo de força para manter a dinâmica – caso contrário, até leads qualificados podem desaparecer. Esse problema costuma ser visto no topo do funil, onde estratégias como o marketing de conteúdo estão em vigor. Um cliente em potencial pode ter clicado em um CTA em um e-mail ou preenchido um formulário em seu site e, portanto, está dando os primeiros passos com sua empresa. Uma equipe de vendas sobrecarregada ou uma ineficiência simples do processo pode significar que os lembretes não são enviados em tempo útil. Um fluxo de trabalho com base no tempo permitirá que sua equipe de vendas trabalhe com segurança, sabendo que será notificada da hora certa para alcançar os clientes em potencial.

Você não está tentando melhorar a geração de leads com testes A/B

As empresas geralmente não conseguem perceber que mesmo um funil de vendas com geração de leads tem espaço para melhorias e que podem usar testes para melhorar sua taxa de conversão. Com os testes A/B, você pode determinar quais partes do seu funil de vendas estão bem e quais precisam ser aprimoradas. Similarmente, pode desenvolver diferentes modelos de geração de leads, testá-los e escolher aquele que oferece o valor máximo. Ajustes constantes são necessários e você precisa monitorar sempre como otimizar as taxas de conversão.


E aí? Estava cometendo alguns desses erros? Se a sua resposta tiver sido positiva,
venha bater um papo com a gente. Estamos sempre dispostos a melhorar sua estratégias e resultados.