A concorrência do mercado não é fácil. No momento da fidelização de clientes, podemos observar casos em que o teor apelativo costuma prevalecer e ser uma grande fonte para atrair, bem como manter, clientes em contato com a marca. Entretanto, é preciso evitar essa armadilha. 

Um bom profissional sempre está atento às novidades e preza por oferecer ao usuário produtos de qualidade,  que tenham algum diferencial. Mas como usar as táticas do marketing digital para se sobressair nesse meio? Como usar a criatividade e ferramentas disponíveis a seu favor? E o mais importante: como manter seus clientes a longo prazo? 

Separamos algumas estratégias que podem te ajudar. Afinal, manter um cliente pode chegar a ser sete vezes mais barato do que atrair novos. Confira.

Dicas para a fidelização de clientes

Conheça os seus clientes

Coletar as informações sobre as pessoas interessadas no seu negócio é algo feito ainda nos estágios iniciais do contato. Porém, essas informações não são suficientes para trabalhar a fidelização. É preciso conhecer e definir estratégias criativas para se trabalhar esses dados. Aqui entra em cena o CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, importantes ferramentas do marketing digital voltadas para a fidelização. Graças a essas tecnologias disponíveis, é possível coletar e usar de forma inteligente tudo que foi coletado sobre o consumidor, desde endereço até padrão de compra.

Use as redes sociais para criar vínculos

Ouça o que o seu público tem a dizer. Permita a troca de informações e receba o feedback de braços abertos. Para isso, mantenha sua marca ativa nas redes sociais e, se possível, tenha um especialista para atender e ouvir o que os clientes têm a dizer. Cada rede demanda um jeito específico de se comunicar e um erro pode comprometer todo o processo. Procure trabalhar as redes sociais em conjunto com conteúdo atual e relevante, que faça seu consumidor  sentir que há uma preocupação por parte da marca em entender as necessidades dele. Materiais práticos como ebooks e até mesmo podcasts têm sido alternativas inovadoras nesse sentido. Não meça esforços na hora de mimar o seu cliente. Afinal, quem não gosta se sentir especial? 

Monitore os resultados

 A única maneira de saber se suas ações estão tendo um resultado positivo é mensurando os resultados delas. Existem diversas ferramentas no mercado digital que facilitam esse trabalho de análise. Por meio delas, é possível entender em qual canal é necessário ter uma maior atenção ou ainda em qual canal você já possui clientes fiéis e como pode melhorar ainda mais essa relação de contato e fidelização. 

Agora ficou fácil. Seguindo essas dicas básicas, sua empresa dribla a concorrência, se mantém competitiva e toma as melhores decisões para garantir o sucesso da marca. 

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