Uma coisa não dá para negar: o SEO se torna muito mais fácil e eficiente quando você utiliza as ferramentas certas. Hoje, as técnicas de otimização de SEO vão muito além de colocar palavras-chave nos lugares certos. Daí a necessidade da estrutura do seu site, links externos e conteúdo estarem alinhados e caminhando de mãos dadas. Só assim será possível alcançar uma posição de destaque na busca orgânica dos buscadores.

A otimização é uma parte essencial para quem procura um melhor desempenho online. E como consequência, as empresas podem se tornar mais visíveis e converter os visitantes do site em clientes. Por meio de uma ferramenta de SEO, você tem mais opções para analisar o que está e o que não está funcionando no seu site. 

Aqui você confere as 3 melhores ferramentas de SEO para você utilizar no momento. Separamos uma para pesquisa de palavra-chave, uma para monitoramento de posições e uma para análises on-page.

Três ferramentas de SEO para o seu negócio

Ubersuggest: para pesquisa de palavra-chave

O Ubersuggest é uma ferramenta bastante útil principalmente para quem trabalha com marketing de conteúdo. Ele atua como um gerador de palavras-chave, permitindo que você acesse dados sobre o volume de pesquisa e o custo por clique (CPC), por exemplo. Ademais, novos recursos estão sempre sendo adicionados a ferramenta. Ela também permite saber todas as páginas que estão melhor ranqueadas no Google de acordo com a palavra-chave pesquisada. E o melhor: é gratuita, porém com limite de buscas. 

SEMrush: para monitoramento de posições

O SEMrush é uma ferramenta completa de SEO. Com diversas funcionalidades, oferece desde pesquisa a análise de backlinks e sugestões de palavras-chave, até monitoramento da posição do seu site e dos concorrentes. Assim, o SEMRush fornece uma boa visão da competitividade que a sua empresa enfrenta. Nele é possível ver o desempenho individual de cada palavra-chave pré-cadastrada, taxa de melhora de posicionamento geral, ver o histórico, adicionar novas palavras sempre que quiser e muito mais. Ele fornece uma excelente visão geral do que funciona e do que precisa ser aprimorado.

Google Search Console: para análises on-page

As antigas ferramentas do Google para webmasters agora funcionam como uma ferramenta gratuita que permite analisar o desempenho do seu site. Uma delas é o Google Search Console. Sendo assim, ele atua ajudando os usuários a identificar problemas como número de páginas indexadas, segurança etc.

Todas essas informações que você consegue extrair na ferramenta permitem avaliar e otimizar o desempenho de suas ações de SEO. Portanto, fica muito mais fácil saber onde concentrar os esforços uma vez que você sabe o que funciona melhor para o seu SEO.

Nesse sentido, o Google Search Console é a solução a ser usada para obter resultados sobre possíveis erros que impedem que seu site esteja bem ranqueado. Além disso, você também pode enviar seus sitemaps para indicar quais páginas indexar para o Google. E, claro, obter os resultados do seu site e das suas páginas no buscador. 

 

Se você quer aprender mais sobre SEO, recomendamos a leitura dos nossos textos Marketing digital SEO: o que você precisa saber e SEO: como implementar estratégias eficientes. E não deixe de entrar em contato conosco para implementar estratégias focadas em resultados para a sua empresa.

Até a próxima!