Não há dúvidas de que em um mundo cercado de tecnologia e modernidade por todos os lados, grande parte da sua estratégia de marketing precisa ser voltada para o cenário digital. Empresas e consumidores estão cada dia mais conectados e se você deseja alcançá-los é preciso ficar atento a diversos fatores. Mas quando você está desenvolvendo um negócio, esse cenário digital em constante mudança pode se tornar confuso. E então surge a dúvida: como manter estratégias de marketing de forma eficiente?

Resumidamente: sua estratégia será um conjunto de ações que ajudarão você a alcançar seus objetivos usando o marketing digital. Ao longo do caminho, certamente surgirão dúvidas, mas não precisa se assustar. O primordial aqui é que você conheça seu próprio negócio. Parece bobagem uma dica tão simples assim, mas existem empresas que negligenciam, por exemplo, qual é o público alvo. Quem deve ser alcançado com o produto? Os clientes em potencial têm uma área específica de interesse? Dependendo do tamanho do seu negócio, sua estratégia de marketing na internet pode envolver vários objetivos primários e muitas metas secundárias, mas é preciso direcioná-los para que atinjam a pessoa correta para o seu empreendimento. Caso isso não ocorra, será um esforço inútil. Por isso, antes de começar a aplicar estratégias de marketing, entenda o que você está se propondo a vender e para quem quer vender.

Estratégias de marketing infalíveis para o seu negócio 

#1: Marketing de conteúdo

Quase tudo que você vê online é o conteúdo. Vídeos, artigos, posts, infográficos, vídeos, ebooks. Algumas redes como o twitter e instagram pedem um conteúdo mais “curto” pela própria dinâmica. Porém, isso não significa que o conteúdo precisa ser menos interessante ou relevante. É óbvio que ao escrever um texto para um blog, você tem a possibilidade de desenvolver melhor o assunto, despertando assim o interesse do público. O objetivo aqui não é promover explicitamente a marca, mas estimular o interesse do público em seus produtos ou serviços. O marketing de conteúdo visa criar relacionamentos com clientes em potencial, disseminando conteúdo útil e valioso. Uma forte tendência em 2019 é o uso de podcasts. Sendo uma forma audível de conteúdo, é uma mídia em ascensão, que agrada pela sua praticidade. Sem contar que contribui para a construção de marcas e o desenvolvimento de públicos-alvo. Uma pesquisa realizada pelo Ibope apontou que 40% dos internautas brasileiros já ouviram um podcast. Jovens e pessoas das classes A e B são os mais interessados nesse formato. O YouTube é a plataforma mais utilizada (42%), seguido de perto pelo Spotify (32%). 

#2: Redes sociais

Usar marketing em redes sociais virou praticamente uma obrigação por conta da sua facilidade e poder de alcance. Primordialmente, são uma ótima maneira de manter contato com seu público atual, mas isso não chega a ser suficiente para que sua marca ou empresa cresça. Você precisa criar uma rede de compartilhamento. E o segredo para isso está justamente na nossa dica número 1: o marketing de conteúdo. Escolha a rede social que mais tem a cara do seu negócio e ouça sempre o seu público.  

#3: Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

SEO é o processo de otimização de conteúdo ou sites para aparecer nos resultados de pesquisa em mecanismos de pesquisa como o Google. Basicamente, o SEO tem como base o uso de palavras-chave  no conteúdo que você deseja exibir nos resultados de busca orgânica. Os mecanismos de pesquisa escolhem quais sites exibir aos usuários com base nessas palavras-chaves e nos links que apontam para ele. Dessa forma,  você aumenta a probabilidade do seu site ser exibido no topo da página de resultados de pesquisa 

Existem várias estratégias para melhorar a classificação do seu site nos mecanismos de busca. Algumas são aceitas e às vezes incentivadas pelo Google, outras são consideradas suspeitas e podem resultar até me penalização do seu site. Confira o nosso post sobre o assunto para entender melhor essa questão. 

Ao chegar nesse ponto do texto, você já deve ter percebido que existe uma forte ligação entre conteúdo, redes sociais e SEO, não é mesmo? Eles são os três pilares de toda e qualquer boa estratégia de marketing.  

#4: E-mail Marketing

Em termos de conversão, o e-mail marketing segue sendo um dos melhores canais. Isso porque os cliente já concordaram em receber atualizações com dados relevantes sobre a nossa marca. Quanto mais informações você tiver sobre o público, maior a possibilidade de segmentá-lo de maneira mais eficiente. Dessa forma, é possível criar mensagens com informações adaptadas às necessidades e gostos de cada usuário. Ao enviar as atualizações regulares para os assinantes, o relacionamento é fortalecido  e por consequência as vendas são impulsionadas.  

#5: Marketing de influência

Essa dica pode soar um pouco redundante, já que toda publicidade meio que exercer uma influência no público. Mas vamos pensar assim: você certamente já comprou um produto porque um amigo te recomendou, certo? Mas nem sempre o mesmo ocorre ao ver um comercial ou banner nas ruas. Isso tem uma explicação. As pessoas confiam nos produtos recomendados por amigos porque eles criaram um nível de credibilidade. O marketing de influência é uma forma eficaz de marketing no qual o foco está em pessoas que influenciam o mercado-alvo como um todo. Dessa forma, o poder de alcance da marca aumenta, bem como a presença digital. 

 

Percebeu como as estratégias de marketing não são um bicho de sete cabeças? Com tempo, dedicação e organização, ser objetivos certamente serão alcançados. Caso tenha dúvidas, entre em contato com a gente. E não esqueça de dar uma olhada no nosso material educativo.

 

Até a próxima!