Procurando uma maneira de ter ótimas taxas de conversão? Daquelas de deixar os olhos do cliente brilhando? Então é bom tirar um tempo para pensar com carinho nos botões de call-to-action, o nosso vulgo CTA. Sem dúvida, eles estão entre os principais elementos de campanhas, landing pages, email marketing e outras ações estratégicas. Isso porque são os CTAs os responsáveis por converter os visitantes do seu site em leads.

Com tamanha importância, você precisa garantir que eles estejam otimizados em termos de redação, cor e posicionamento, por exemplo.. Neste artigo, você encontrará nossas práticas recomendadas para criar botões de CTA que convertem.

É hora de criar uma ótimo CTA

Utilize verbos de ação

O próprio nome já indica o que você precisa fazer. Call-to-action, ou no bom português, “chamada para a ação”. Portanto, o botão deve incentivar os visitantes a realizá-la. Experimente usar verbos no imperativo como “baixe”, “acesse”, “clique”, ou no modo indicativo e na 1ª pessoa do singular como “eu quero”, “preciso”, “vou aproveitar”. 

Escolha as cores certas

Em termos de design, seu CTA deve se destacar do restante do conteúdo. Para isso, use cores brilhantes como verde ou laranja. No entanto, lembre-se que a cor do CTA deve respeitar a paleta de cores e a demais comunicação da marca, mas também contrastar para chamar a atenção na medida certa.

Coloque seu CTA em um lugar estratégico

Depois de descobrir o que você vai escrever no botão CTA e escolher a cor certa, é hora de pensar onde colocar o CTA. Como padrão, os brasileiros fazem a leitura da esquerda para a direita e de cima para baixo. 

Por isso, siga o fluxo natural de leitura, de forma simples e lógica. Em uma landing page, por exemplo, botões colocados na parte inferior ou à direita do conteúdo tendem a ter um desempenho melhor do que quando colocados em outros locais.

Procurando estratégias focadas em conversão?

A verdade é que, mesmo com dicas selecionadas, não existe uma combinação mágica que faça um CTA converter. Mas é aí que entra a mágica do marketing digital: a possibilidade de testar (quase) tudo.  Com um teste A/B, é possível analisar qual CTA está dando melhores resultados e otimizar a conversão. Pense no seu objetivo e lembre-se que tudo precisa estar alinhado e funcionando corretamente. Desde o texto com técnicas de SEO até a hierarquia visual.

Aqui na Fullen trabalhamos com todas as áreas integradas para os resultados serem os mais assertivos sempre. Afinal, uma equipe alinhada e em contato constante reflete positivamente na satisfação do cliente. 

Tem uma empresa e quer deixar o marketing digital dela nas nossas mãos? Então bora conversar e fazer acontecer!