ROI, SEO, CPC, CTR…há uma grande variedade de siglas que você precisa entender para se sentir confortável no marketing. Muitas vezes confusas, elas são usadas para planejar ou calcular orçamentos de publicidade.

No caso das métricas, ainda há quem pense que elas são difíceis de medir. Porém essa suposição passa longe da realidade. Cada uma apresenta suas vantagens para calcular o sucesso de anúncios online, seja no Google Adwords ou no Facebook Ad. Hoje vamos falar sobre três delas, pois realmente podem ajudá-lo a obter mais tráfego e convertê-lo em vendas, clientes e leads.

Entenda a diferença entre CPC, CTR e CPA

CPC ou custo por clique

De forma simples, CPC representa o custo por clique. Ou seja, a remuneração com base no número de cliques no anúncio feito por cada visitante único. Ademais, o custo por clique também se refere a links patrocinados e links contextuais.

Graças ao Google e sua plataforma do AdWords, a maioria dos anúncios que são exibidos são definidos por um sistema de leilão de acordo com as palavras-chave usadas. Elas representam um termo de pesquisa e seu custo é avaliado de acordo com o número de concorrentes que possui. Isso facilita o cálculo dos custos com publicidade, o que é especialmente útil no caso de anúncios com baixa concorrência ou landing pages de alta qualidade.

CTR ou taxa de cliques

Se o CPC fornece informações sobre o custo de um anúncio, o CTR medirá sua eficácia. De fato, o número simples de cliques pode ser influenciado pelo número de impressões. Em suma, um anúncio visto mais vezes terá maior probabilidade de receber cliques. Seu CTR depende da sua escolha de texto do anúncio, imagens e apelo geral. Além disso, também será afetado pela segmentação. Aqui, deve ficar claro que estamos falando de cliques e impressões e não de usuários únicos. Ou seja, que várias impressões ou vários cliques podem ser provenientes da mesma pessoa.

CPA ou custo por aquisição

É o custo a pagar por venda realizada. Obviamente, é o mais interessante para os anunciantes, pois eles pagam apenas por cada conversão de usuário, que já pode ser considerada um cliente. O CPA permite que você avalie de forma rápida e fácil o número de transações feitas por meio dos anúncios. Embora seja mais caro que o CPC, é mais seguro, pois paga-se apenas se a venda ou a transação ocorrerem. Aquisição ou venda é um exemplo da conversão final buscada por uma marca que realiza uma campanha de marketing digital. Portanto, o CPA é o método ideal para calcular o retorno do investimento (ROI) de uma campanha.

 

Quer saber mais? Venha tomar um café com a gente. Aqui você encontra profissionais preparados para ajudar nas suas estratégias.