Com a explosão das redes sociais, não só a forma como percebemos as notícias passou por uma transformação, mas também o fluxo e a velocidade que reagimos a ela. Blogs passaram a ser vistos como ultrapassados, porque tudo começou a se adequar para servir ao imediatismo, acarretando ansiedade e estresse. Ainda que esse comportamento esteja padronizado, já é possível observar uma certa mudança. Pessoas estão cada dia mais interessadas em adquirir e aprimorar conhecimento, até mesmo para atender as demandas do mercado profissional. Se lá pelos anos 2000 os blogs tinham um cunho pessoal, hoje podemos dizer que os gestores procuram cada vez mais obter um blog de sucesso no âmbito corporativo. Assim, eles atuam como uma ferramenta complementar para os negócios.

Mas como começar a planejar de forma efetiva o diálogo com seus clientes? 

5 estratégias para ter um blog de sucesso.

1. Comece determinando as suas personas

Você já pode até ter uma noção do seu público-alvo, entretanto isso não basta. É preciso entender os objetivos e desejos dele em relação a sua marca. Mas, afinal, o que é essa tal persona? No marketing, persona é um perfil fictício que representa o cliente padrão e ideal da sua empresa. O estudo para a definição desse perfil inclui dados demográficos e informações reais sobre comportamento e hábitos de consumos. Assim, é possível identificar os padrões que servem para definir corretamente o marketing digital da sua empresa.

2. Planejamento de conteúdo é essencial para um blog de sucesso

Conteúdo não é só escrever. É também saber dialogar com o leitor de maneira adequada e previamente ajustada. Com as personas definidas, pense sobre assuntos que podem ser relevantes e que atraiam a atenção do público. Dessa forma, você pode definir as pautas, os melhores dias e horários para que o conteúdo seja publicado. Mantenha a organização em dia por meio de cronogramas e não esqueça: use e abuse da criatividade durante todo o processo.

3. Invista em SEO

Do inglês Search Engine Optimization (otimização de sites para mecanismos de busca), o SEO é um conjunto de técnicas essenciais para quem quer um blog de sucesso. Por meio delas, tanto o seu site como o seu blog, podem ficar numa posição de destaque em buscadores, como o Google. O resultado? Mais acessos, mais clientes e maior prestígio na rede. Aqui você confere algumas dicas sobre o assunto.

4. Apesar de complicado, mensure os resultados

Essa é considerada uma das partes mais difíceis, porque aqui entra novamente um trabalho de análise minucioso, capaz de indicar os erros e os acertos, bem como o desempenho do seu blog. Logo, aprenda a definir, a gostar de métricas e mais: aprenda a entender o que cada uma delas indica. E utilize sem medo as ferramentas disponíveis para facilitar o trabalho, como Google Analytics e RD Station.

5. Quer um blog de sucesso? Estimule o compartilhamento

Quanto mais pessoas compartilharem seu conteúdo, mais visibilidade você alcança. Além disso, você cria uma rede amigável e incentiva de forma saudável a troca de informação, fazendo com que seu blog caminhe em direção ao sucesso.


Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato com um dos nossos especialistas. Nós aqui da Fullen estamos sempre à disposição para te ajudar. 

Não esqueça de nos acompanhar nas redes e ficar de olho nos nossos materiais educativos.