Liderar as vendas e oferecer um excelente produto é o necessário para tornar uma marca especial ao público e ainda fazê-la ser vista como referência, correto?

Errado! Este conceito está completamente defasado.

Já funcionou assim, é verdade, porém, hoje, a forma do público consumidor mudou e, junto a isso, a maneira das marcas atenderem as demandas também.

‘’Mas como assim? Eu ainda consumo um produto.”

Realmente, ainda se consome produtos, mas eles não vêm sozinhos. Tem sido mais forte que nunca a construção de uma ideia por trás de toda empresa, uma abordagem que repasse valores, ideais, filosofias e sensações ao seu público. E é justamente por este motivo que somente o material não basta. É necessário também uma boa gestão de branding.

O que é gestão da marca?

Gerir, em um sentido mais amplo, significa “exercer gerência sobre, administrar’’.

Transferindo a uma marca, sua definição não muda em absolutamente nada. Gestão diz respeito a pensar em todas as áreas que compõem a empresa, buscando, a partir daí, ações que formem o seu posicionamento e criem uma imagem ao seu público, demonstrado valor a ele.

Para ilustrar melhor, gestão de marca é a união entre os valores passados aos consumidores e o produto oferecido.

Por exemplo: A coca-cola já não vende apenas um refrigerante, ela promete felicidade. A Nike, determinação e por aí vai.

O que a gestão faz é utilizar estratégias que tornem a marca mais fortalecida e desejada pelos diferentes públicos com os quais ela se relaciona e, para isso, não é preciso ser uma multinacional enorme como as citadas.

Existem empresas dos mais diversos segmentos que transparecem ideias, além de serviços. Caso do Busca Cliente, que inspira inovação e possibilidade aos seus clientes.

Sobre o Busca Cliente

Mencionada entre gigantes, a empresa Busca Cliente merece uma explicação mais aprofundada.

O Busca Cliente é uma empresa de marketing digital que, baseando-se em SEO, criou uma tecnologia inovadora que leva o mesmo nome que ela.

Inspira possibilidade por ocupar um nicho inexistente até então, mais precisamente, posicionar no topo dos maiores buscadores do mundo (Google, Yahoo e Bing) empresas, produtos e serviços, de maneira regionalizada.

E como o Busca Cliente funciona na prática?

Sabendo da monopolização do mercado e das dificuldades do varejo em se destacar, o Busca Cliente coloca, de maneira 100% orgânica, estes serviços no topo dos buscadores, separando-os por região. Ou seja, quem anuncia é visto e, quem procura por um serviço, o descobre perto de sua casa.

É como um ciclo: usuários precisam de produtos – utilizam os buscadores a fim de encontrar empresas – a plataforma Busca Cliente destaca a empresa – ela ganha até 95% dos acessos em seu segmento.

Este é um exemplo bem sucedido de gestão de marca, pois o serviço vem junto da possibilidade de ganhar visibilidade e alcançar o sucesso, passando uma imagem absolutamente positiva ao seu público.

Saiba mais sobre o método Busca Cliente.

O que forma a excelente gestão de uma marca?

  • Propósito: toda marca deve fazer uma promessa. E esta parte está além do encantamento passado ao público. Diz respeito também ao que é inspirado a seus colaboradores, deixando evidente quais são seus propósitos;
  • Consistência: é fundamental para definir a imagem da marca e garantir que o público capte a ideia, por meio de posicionamentos que ‘falem a mesma’ linguagem dele;
  • Emoção: novamente o exemplo da coca-cola encaixa-se perfeitamente. A impressão que se passa aos consumidores está além do bom produto. É preciso fisgá-lo também pelo senso emotivo, fazendo-o acreditar que algo grandioso acontecerá só porque ele é adepto da marca;
  • Flexibilidade: não tem nada a ver com perder a essência, ser inconstante ou viver seguindo tendências. Na realidade, é se adaptar aos desejos do público. Afinal, falar a mesma língua é importante, lembra?;
  • Observação: o melhor jeito de inovar é recriar o que já existe! Pode soar poético, mas é a mais pura das verdades. Ver o que já está sendo feito é crucial para fortalecer a identidade da marca e oferecer algo único.

Tenha DNA

Toda gestão da marca consiste em torná-la única, criando uma identidade a ela.

Pense bem: por que pagamos o preço da coca-cola se existem outras opções mais baratas?

Exatamente pela sua gestão, que evidencia certas peculiaridades e cria uma espécie de fascínio aos consumidores, sendo essa a grande estratégia para obter destaque no mercado atual.

Portanto, se deseja possuir notoriedade e longevidade, invista suas fichas em gestão de marca. Ela é o principal fator para atração do público e, é exatamente a partir daí, que o sucesso de sua empresa pode se tornar realidade.

Quer saber mais? Conheça os canais do Busca Cliente: Site, Youtube, LinkedIn, Love Mondays e Reclame Aqui.