Profissional de Marketing Digital: as competências necessárias

profissional de Marketing Digital

O profissional de marketing digital é um pouco diferente do tradicional. Quem passou pela transição, percebeu muito bem. Os jovens que já se formam na realidade online são bem diferentes daqueles que se graduaram há alguns anos. Contudo, isso é só um reflexo de um comportamento do ser humano desde a chegada da internet. Hoje vamos falar sobre as funções e a personalidade de um profissional de marketing digital. 

Competências profissionais

Esse profissional é responsável por produção de conteúdo, como blogs e material rico, e também gestão de redes sociais. O que significa que é preciso ter um bom domínio da língua portuguesa e de relação interpessoal ao lidar com os clientes. É necessário, ainda, que essa pessoa tenha conhecimento atualizado sobre as redes sociais que trabalha. As atualizações são constantes e nem sempre são anunciadas.

Ainda no chapéu do conteúdo, uma boa compreensão de E-mail Marketing é completamente necessária. Existem diferentes tipos e todos eles funcionam de forma diferente. Além de escrever para esse recurso, é preciso pensar de forma estratégica ao utilizá-lo.

Conhecimento em SEO também é fundamental. Pouco adianta produzir um conteúdo bacana se ele não será visto. Este domínio é um diferencial entre profissionais de marketing digital e produtores de conteúdo para veículos de comunicação. Outra ferramenta muito utilizada na maioria das ações são os links pagos. O profissional de marketing digital, portanto, ter domínio sobre o Google Adwords e Facebook Ads.

Poucos fazem essa associação, mas esse é um profissional que precisa gostar de números e de analisar métricas. Eles vão dizer quais ações estão funcionando, quais não estão e quanto tudo isso está custando. Um bom raciocínio lógico associado com uma simpatia por números faz toda a diferença neste profissional.

Personalidade do profissional de marketing digital

Por ser uma área que sofre diversas atualizações em um curto período de tempo, então, o profissional de marketing digital deve ser alguém que gosta de estudar. Não só estudar, mas gosta muito de aprender e se manter atualizado.

Um motivo para a maioria das pessoas nesse ramo serem mais jovens: é preciso ter familiaridade com o digital. É pegar uma nova ferramenta e descobrir como usar da melhor forma em pouco tempo. É já entrar na área conhecendo as redes sociais, os recursos disponíveis e saber diferenciá-los.

Esta é uma área em que nada é feito só por uma pessoa. Por esse motivo, saber trabalhar bem em equipe é essencial. O que leva a outro fator: organização. Estamos falando não só de velocidade, mas também de um fluxo de informação muito mais alto. Então, todos os dados devem estar organizados pelo menos na mente da pessoa que trabalha com isso. Por fim, este é um funcionário de atitude. Iniciativa e proatividade são valores que fazem parte do ser humano profissional de marketing digital.

 

Aqui na Fullen, respiramos essas características. Faz parte do perfil da empresa e de seus funcionários e tudo isso é avaliado no processo seletivo. Entre em contato para saber como podemos te ajudar. E, se ainda não viu, confira nossos materiais educativos sobre Inbound Marketing!

Compartilhe