No marketing digital, utiliza-se muito o SEO. A sigla corresponde a Search Engine Optimization – Otimização de Mecanismos de Busca. Trata-se de um conjunto de técnicas para ser bem ranqueado por mecanismos de busca de forma orgânica. Ela engloba o conteúdo, a experiência do usuário no site e a relevância que o conteúdo tem para o termo pesquisado. Ou seja, são muitos fatores para ficar atento.

A grande diferença do SEO para os links patrocinados é o custo. Para o primeiro, o investimento será unicamente do tempo. Já no segundo, investe-se dinheiro para o bom posicionamento nos resultados de pesquisa online. Aprenda como anunciar no Google neste link.

Entendendo o SEO no marketing digital

Investir tempo em técnicas de otimização é de extrema importância em qualquer estratégia de marketing digital. Isso porque um bom ranqueamento nos mecanismos de busca mostra o quão relevante você é para determinados assuntos. Sem contar o óbvio: seu site e conteúdo serão vistos por muito mais gente. Então, não subestime o poder de aplicar as técnicas recomendadas no site de sua empresa.

Para aplicar o SEO, é preciso ter consciência de que vai muito além de usar corretamente as palavras-chave. É necessário ter atenção para as mudanças do algoritmo, estudar o comportamento de seu consumidor e proporcionar boas experiências online.

Marketing digital SEO no conteúdo

Neste blog post, falamos mais profundamente sobre como otimizar o conteúdo em texto. Essa é uma situação em que o foco é a palavra-chave escolhida e suas variações. Hoje o algoritmo de mecanismos de busca está muito mais avançado. Não é preciso repetir o termo exato muitas vezes, porque ele já entende as variações.

Contudo, conteúdo vai muito além de texto, não é mesmo? Então, como otimizar conteúdo em vídeo ou imagem? No caso de vídeos, a descrição e tags conta muito. Por isso, dedique bastante tempo ao criar a descrição do vídeo. O mesmo vale para o título! Assegure-se de que ele é chamativo, porque quanto mais pessoas assistirem ao seu vídeo, mais alto ele fica no ranking. Outra coisa, é preciso coerência e consistência em todo canal. Se sua empresa é especializada em um assunto, faça questão de mostrar em toda a comunicação do perfil.

No caso de imagens, que podem ser fotos, ou infografia, o SEO também é feito por meio de textos que envolvem a imagem. Então, primeiro de tudo, organize os nomes das imagens. “IMG_1”, por exemplo, não diz nada ao mecanismo de busca. Além disso, é preciso fazer a descrição da imagem no Atributo Alt. Esta é uma função para auxiliar deficientes visuais. Portanto, é preciso descrever tudo que está na imagem neste atributo e não se esqueça de incluir a palavra-chave nesta descrição. Por fim, é preciso que a imagem tenha coerência com o restante do conteúdo do site.

SEO no marketing digital: navegação do site

A grande missão dos mecanismos de busca é ser útil para o usuário. Isso significa que eles sempre vão procurar oferecer os conteúdos mais relevantes para a busca em questão. Outro fator crucial é a experiência do usuário. Portanto, o tempo de carregamento do site, por exemplo, é de extrema importância para um bom ranqueamento. Outros pontos são: fazer do site responsivo, a taxa de rejeição, o tempo de navegação de cada usuário e os links.

Você consegue testar o tempo de carregamento por meio deste link. Um site responsivo é aquele que imprime bem no desktop e também no smartphone. Hoje a maioria das buscas é feita no mobile, então se seu site não está preparado, você pode não aparecer na primeira página dos resultados de busca. A taxa de rejeição é o quão rápido um usuário fecha o site após abrí-lo. Esta métrica e o tempo de navegação, você consegue mensurar e atestar por meio do Google Analytics. Sobre o uso de links, tão importante quando direcionar o seu usuário para sites já relevantes é ter links para a sua página. Portanto, tenha sempre links externos e internos em seu conteúdo e, sempre que possível, faça parcerias para que tenham outros sites com os seus links.

Marketing Digital precisa do SEO

Acho que está clara a importância do SEO no marketing digital. A verdade é que mesmo para compras feitas em lojas físicas, houve uma anterior e extensa pesquisa online. Por isso, é fundamental que sua empresa apareça nos resultados dos mecanismos de buscas. Assim as pessoas saberão que o negócio existe e poderá vir a comprar de você no futuro. Se ele gostar do conteúdo que encontrar, então as chances de fechar negócio com você são ainda maiores.

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