Quando falamos em Inbound Marketing, tudo parece tão complexo que é difícil pensar quantos e quais profissionais são necessários na equipe de marketing digital. Sobre isso que vamos falar hoje. Desde o planejamento, até execução e análise, quais skills são necessários e quais profissionais os oferecem.

Mas do quê você precisa?

Antes de sair contratando profissionais, reflita sobre as necessidades da empresa. Comece analisando o tamanho dela. Esse fator vai mostrar quantos funcionários será possível contratar. Se só puder ter uma equipe enxuta, as competências de cada um terá que ser maior.

Depois disso, tenha noção de qual é a sua necessidade no que diz respeito a marketing digital. Se você não tem ideia por onde começar, vale pensar em fechar negócio com uma agência especializada. Dependendo do orçamento disponível, essa pode ser a melhor solução que você vai encontrar.

Perfil do profissional

Independente se você for contratar funcionários para compor a sua equipe interna, ou uma agência, algumas características devem ser valorizadas. Primeiro, a atitude. É preciso que esse profissional tenha a personalidade alinhada com o perfil da empresa. Proatividade e vontade de aprender são essenciais nessa fase. O que nos leva a um segundo ponto: gosto por estudar e se manter atualizado. O marketing digital é muito rápido. Alguém que fica quatro meses sem ler a respeito, já está desatualizado. É essencial ter na sua equipe pessoas que tenham essa consciência e que busquem se manter informados.

É importante lembrar que o profissional de marketing sabe muito bem se vender. O que pode ser um perigo. Portanto, entreviste, peça testes e tenha uma conversa bem aberta. Assim, você consegue se sentir mais seguro ao fazer a contratação. E, por fim, saber trabalhar em grupo e boa relação interpessoal é fundamental. Este profissional não trabalhará isolado. Se ele não souber lidar com as diferenças das pessoas, ou com possíveis problemas, não é uma boa opção.

Skills da Equipe de Marketing Digital

Vamos ao que importa: o trabalho. Quais são as habilidades necessárias dentro dos profissionais de uma equipe de marketing digital. Tudo vai depender da sua estratégia. E a sua estratégia depende do posicionamento da empresa e comportamento da sua persona.

No geral, é preciso um profissional de marketing digital para fazer o planejamento: definição de persona, estabelecimento de conteúdo por etapa da jornada de compra, um funil de marketing preciso, e todo o plano a ser seguido.

O profissional de mídia é aquele que fica responsável pelas otimizações, as campanhas em redes sociais, análise de SEO, Adwords e todo mínimo que uma empresa deve ter para ser vista no meio digital. Um designer responsável pela criação é essencial para que as campanhas e a identidade visual sejam bem feitas e mantidas.

Se a sua estratégia envolve marketing de conteúdo, não é novidade que vai precisar deste profissional, né? O conteudista é a pessoa que vai cuidar de todo tipo de conteúdo que a empresa venha a produzir e publicar, em conjunto com a criação. Isso inclui blog posts, e-mail marketing e textos institucionais. Se o seu conteúdo envolve vídeos e produções fotográficas mais complexas e constantes, esses profissionais devem estar também na equipe. Se essa demanda for esporádica, vale contratar o serviço avulso.

Por último, mas não menos importante, o Social Media é a pessoa responsável pelas redes sociais. Não só na produção de conteúdo, mas também no SAC 2.0 e análise de comportamento do consumidor.

Quem coordena toda essa equipe produtiva é o Gestor de Projetos. Este profissional alinha as demandas dos clientes com o cronograma de cada um dos membros da equipe. Agora, a ponte entre cliente e agência é feita pelo Atendimento, ou Customer Success.

O melhor potencial da equipe

Como líder, algumas atitudes aumentam a qualidade e produtividade da equipe. É interessante oferecer uma imersão para que todos conheçam a equipe. Assim, a produção fica alinhada à missão e valores da companhia. Estabelecer metas também ajuda a manter todos focados, bem como dar feedbacks. Esses retornos fazem com que cada profissional melhore seu trabalho individualmente. Uma ideia é promover reuniões de feedback. Assim, a equipe, em conjunto, consegue achar formas de facilitar o trabalho um do outro.

 

Essas orientações sobre uma equipe de marketing digital servem não só na contratação e treinamento de uma equipe interna, mas também na hora de contratar uma agência.

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