Se sua dúvida é saber como anunciar no Google, vamos dar algumas dicas essenciais! Hoje, você vai aprender sobre as ferramentas. Além disso, vai saber um pouco mais sobre criação de anúncios, melhores práticas e acompanhamento básico de resultados da sua campanha.  

Primeiro, você deve saber se o Google é a melhor plataforma para você investir. Decidido isso, é importante definir quanto você vai investir na sua campanha e quais as métricas de sucesso para o seu negócio. Por fim, está na hora de colocar suas campanhas no ar e começar a usar o Marketing Digital para alavancar o seu empreendimento.

Depois de criar sua conta no Google Ads, é preciso entender qual é a melhor campanha para o seu objetivo. 

Por exemplo, para um prestador de serviços, que quer receber mais visitas dentro do seu site, e, consequentemente, mais contatos na sua página de orçamentos, o mais indicado para você é uma campanha simples de Rede de Pesquisa. Contudo, se seu principal problema a ser resolvido é reconhecimento de marca, ou sua necessidade seja divulgar uma campanha de alto impacto, o ideal é uma campanha focada para Rede de Display, ou até mesmo ações de Vídeos In Stream no Youtube.

Para te ajudar a decidir qual campanha fazer, vamos explicar brevemente sobre cada uma delas e quando usá-las.

Rede de Pesquisa para anunciar no Google

São anúncios de texto. Eles são acionados quando seu potencial cliente digita uma Palavra-Chave boa para o seu serviço ou produto.

A principal vantagem desse tipo de anúncio é conseguir captar pessoas mais próximas de um fechamento. Isso porque o fato de a sua empresa ter a chance de estar na primeira página do Google é muito importante para qualquer tipo de negócio. Não se esqueça de sempre usar as extensões de Ligação e Texto Chamariz, para melhorar as chances do seu anúncio receber um clique mais qualificado.

Anunciar no Google em Rede de Display

Sua marca já tem credibilidade no mercado e precisa crescer o seu reconhecimento em uma determinada região?

A Rede de Display é o ideal para você. Com as campanhas deste formato, você pode inserir sua empresa em sites maiores e mais acessados por seus potenciais clientes. Isso facilita quando o assunto é crescimento e reconhecimento de marca. Nesta situação, sua empresa vai, então, pegar o espaço e a credibilidade de um grande site para exibir sua comunicação.

O mais interessante deste meio são as possibilidades que ele pode te apresentar. Isso porque sua segmentação pode ser feita não só por interesses relacionados ao seu produto, mas também por palavras-chaves. É por ele, então, que você pode fazer o remarketing ou retargeting mais efetivo do mercado de Marketing Digital. Agora, imagine que alguém entrou no seu site. Lá, ele escolheu um produto ou iniciou o processo de contato, mas não finalizou. Você pode reativá-lo e encorajá-lo a dar ao seu negócio uma segunda chance.

Anunciar no Google Shopping

A ferramenta ideal para quem tem um e-commerce e precisa alavancar suas vendas.

Para o pequeno e médio comerciante, é muito difícil aparecer nas pesquisas por meio da busca orgânica. Afinal, o mercado de vendas diretas, como moda, peças automotivas e afins, já está muito bem estabelecido, certo? Então, como vencer as grandes marcas?

Com o Google Shopping, seu produto tem a chance de aparecer na primeira página do Google. Por isso, quanto melhor e mais original a sua descrição de produtos, maiores as suas chances de gerar uma venda através desses anúncios.

Anunciar no Google por Vídeo

Assim como a Rede de Display, as campanhas de vídeo são essenciais para quem quer crescer a sua marca. Levando em consideração que propagandas de 15 Segundas não podem ser puladas, você pode usar esse tempo para criar um grande impacto no seu alvo. Fazendo, então, com que ele volte atenção quase que total para sua marca.

 

Campanha Universal de Aplicativo

Esta é uma das campanhas mais efetivas da atualidade, tanto para as grandes quanto para as pequenas marcas.

Por exemplo, você acabou de desenvolver um jogo, ou um aplicativo de compra para sua Pizzaria e precisa que as pessoas de alguma região em específico vejam seu aplicativo e o instale. Essa campanha vai fazer com que seu aplicativo apareça para todos que tenham Google Play ou Apple Store no celular. Com isso, aumenta-se o número de pessoas impactadas por seu App e, proporcionalmente, aumentando suas chances de ganhar um novo usuário.

Dicas Extras para anunciar no Google:

Não se esqueça de instalar o Google Analytics no seu site, ou aplicativo. Isso porque ele vai te ajudar a entender melhor o tráfego feito pelos seus usuários. Além disso, ele mostra o comportamento dentro do seu site, quanto tempo eles passam lá, qual região mais acessa e compra, idade, gênero entre outras informações.

Existem, também, outras ferramentas importantes para suas métricas. Elas incluem o Google Search Console (ou Web Master Tools), que te ajuda a saber se suas páginas estão ganhando acesso orgânico. Além disso, essa ferramenta vai te ajudar a descobrir para quais palavras-chave seu site está melhor posicionado.

E, por fim, o Google Tag Manager. Ele vai te mostrar cada pequeno passo que o cliente deu no seu site. Como, por exemplo, clicar no botão de carrinho, ou não preencher corretamente seu formulário de contato. Essas informações são extremamente importantes para saber a efetividade e, também, do seu site.

O Google, contudo, tem poucas políticas de veiculação, quando comparada a diversas outras ferramentas. Tratam-se de regras simples que precisam sempre ser seguidas a risca. Para saber mais, basta acessar este LINK