Estar na primeira página do Google é um objetivo e tanto. Para isso, o mecanismo de busca oferece a estratégia de compra de palavra-chaves. A questão é: como funciona isso tudo? Consigo fazer sozinho ou preciso da ajuda de uma agência para Google Adwords? Então, vamos te ajudar. Primeiro, a ferramenta passou por uma reformulação e agora é chamada de Google Ads. Existem, também, diferentes formas de anunciar no Google, que você confere neste link. Este texto foca em Adwords, ok?

O Google Ads é uma forma de link patrocinado por meio de compra de palavra-chave. “Ah, então é só eu dar um lance alto pela palavra-chave mais relevante para minha empresa que estarei no topo do ranqueamento, certo?” ERRADO! Não é só sobre pagar mais por determinados termos, mas também oferecer um anúncio de qualidade levando para um site relevante.

Agência para Google Adwords – Entenda o Ranqueamento

Existe uma fórmula que indica o índice de ranqueamento. Primeiro, você vai precisar do CPC (Custo Por Clique). Este é o modelo de compra de mídia. Ele indica, então, quanto você está disposto a pagar por clique no seu anúncio. Depois, tem o Índice de Qualidade. Vários fatores, alguns não revelados, mensuram o índice de qualidade. Eles incluem a relevância para o termo pesquisado, a forma que o espaço foi utilizado, a qualidade do site e por aí vai. Outro fator da fórmula, é o impacto das extensões do anúncio. A fórmula fica assim:

Agência para Google Adwords - fórmula para ranqueamento

Ou seja, pouco adianta você colocar muito investimento, se não está oferecendo um anúncio de qualidade. Por isso, pode ser necessário o auxílio especializado de uma agência para Google Adwords.

Tendo uma boa taxa dessa fórmula, as chances de seu anúncio estar bem ranqueado é bem maior. Isso porque você e tantas outras empresas estão concorrendo. Lembre-se, pagar por palavras-chave não garante a primeira página. Pode ser que seu anúncio apareça só depois da terceira.

Desenvolvendo um bom anúncio em agência para Google Adwords

O primeiro passo para um índice de qualidade bom é uma escolha inteligente de palavra-chave. Para isso, existem ferramentas específicas que checam a relevância e concorrência. Feito isso, desenvolva um anúncio que tenha tudo a ver com o termo. Use palavra-chave no título e na descrição.

Um anúncio de Google Ads é composto de um título (1), link de página de destino (2), descrição do anúncio (3) e extensões (4). Entenda melhor:

Agência para Google Adwords - exemplo de anúncio em google ads

Tudo que estiver no seu título tem que estar no site e na descrição e tem que ter tudo a ver com o termo pesquisado. Sobre o site, é preciso que ele seja rápido, intuitivo e que o conteúdo seja coerente ao que está sendo oferecido. A descrição pode ser bem grande. Isso até ajuda a diminuir o espaço para outras empresas – no caso do smartphone, o usuário terá que descer a tela para ver os outros resultados. Sobre as extensões, use no mínimo quatro.

A verdade sobre o Google

Às vezes esquecemos disso, mas o foco do Google é ajudar o usuário APENAS. O mecanismo de busca pouco se importa com a sua empresa. Ele quer entregar o melhor resultado para a pesquisa que está sendo feito. Portanto, é preciso que o seu anúncio seja o mais útil possível e que seja coerente com a palavra-chave comprada.

É preciso de uma agência para Google Adwords? Talvez. Isso vai depender do quão hábil sua equipe está para criar anúncios relevantes, além da capacidade de se manter atualizado sobre o algoritmo do mecanismo. A verdade é que anunciar no Google é essencial para qualquer estratégia de marketing digital. Portanto, não negligencie a estratégia.