O público virtual é grande e as estratégias de marketing digital são inúmeras. Porém, para realizá-las com eficiência, os pequenos empreendedores ou as grandes corporações enfrentam um desafio: entender o que é automação de marketing.

Primeiro de tudo, a automação de marketing ajuda as empresas a atingirem clientes em grande escala de forma personalizada. Ela pode ser resumida, então, como a possibilidade de aumentar as vendas das empresas sem precisar de mais vendedores. É a prática de utilizar softwares e outras tecnologias para agir e aumentar os resultados de uma empresa. Por meio dela, é possível identificar, acompanhar e agir de forma personalizada com o seu público, melhorando o relacionamento em geral e, consequentemente, as vendas.

Como forma de captar leads, o marketing produz ebooks, webinars e conteúdo para blogs. O objetivo disso tudo é obter informações como site, telefone, área de atuação por meio de formulários. Com as respostas, é possível identificar quais pessoas seriam clientes ideais para o seu negócio. Para esse grupo, é preciso nutrir o relacionamento com conteúdo educativo.

Com uma ferramenta de automação de marketing é possível agendar as postagens nas mídias sociais, disparar e-mails específicos de acordo com dados ou ações dos contatos, avaliar as pessoas que estão prontas para conversar com a equipe de vendas, mensurar os resultados das campanhas, etc. Não é mais novidade para as empresas grandes que a automação de marketing facilita o dia a dia dos colaboradores e melhora o gerenciamento de tudo. Existem muitos benefícios, veja alguns abaixo:

Maior geração de leads

É mais fácil criar guias e processos quando sua empresa já tem a jornada dos clientes bem mapeada. Isso ajuda a atrair e captar mais leads. Por exemplo, uma pessoa pode não ter interesse no seu produto hoje, mas isso pode mudar daqui um tempo. Nesses casos, continuar nutrindo o relacionamento com conteúdo útil e preparar para o momento da compra, fará com que eles percebam que você está sempre presente.

Com a automação de marketing é possível fazer esse acompanhamento de forma personalizada, o que aumenta a geração de oportunidades de negócio para a sua equipe de vendas. Sem essa prática, talvez as pessoas demorariam ainda mais para se sentirem prontas ou nem chegariam ao estágio de decisão de compra.

Você encontra mais dicas para gerar mais leads aqui.

Reduz o ciclo de vendas

Como você tem o acompanhamento a qualquer hora com a ferramenta de automação, você consegue deixar o processo mais consultivo. Dessa forma, os futuros clientes gastam menos tempo argumento e torna o processo de compra mais eficaz e rápido.

Mídias Sociais

As redes sociais são grandes parceiras em obter sucesso com o conteúdo investindo tempo e dinheiro na divulgação. Contudo, é preciso publicar frequentemente, acompanhar e gerenciar todos os engajamentos e, para isso, usar boas ferramentas de automação podem te ajudar a obter êxito. Com elas é possível:

  • Agendar postagens nas redes;
  • Monitorar curtidas, comentários, compartilhamentos;
  • Acompanhar os cliques que você atraiu pelas mídias sociais;
  • Identificar, integrar e acompanhar as interações dos usuários em múltiplas plataformas.

É importante levar em consideração as redes sociais que você deve estar. Não existe fórmula certinha para isso. Pode variar muito de empresa para empresa.

 E-mail Marketing

Com a automação definida, é possível realizar disparos para divulgar newsletter, promoções, materiais, etc. Para maximizar os resultados, é interessante personalizar as mensagens com informações como: nome do contato, nome da empresa e outros dados relevantes. Com isso, o e-mail terá uma aparência mais pessoal e amigável.

Crie formulários e personalize campos para colher informações. A ferramenta de automação define quais são os dados essenciais para cada momento da jornada de compra do seu consumidor.

Landing Pages e Fluxos de Nutrição

As landing pages te ajudam a converter visitantes em leads por meio de ofertas como e-books, webinars, planilhas, checklists e cursos. As ferramentas que te auxiliam na criação dessas páginas são bem fáceis de ser manuseadas. Elas contam com editores simples que não deixam a sua equipe de marketing dependente de um programador, por exemplo.

Outra questão essencial, é lembrar a importância de realizar testes A/B para potencializar os resultados dessas páginas. Um complemento do e-mail marketing que permite disparar uma sequência de mensagens são os fluxos de nutrição. Eles têm como objetivo construir ou melhorar o relacionamento com os contatos, além de educar os leads e reduzir o ciclo de vendas.

Programe o envio de e-mails em datas e horários específicos. O ideal é que dispare sempre que um lead visitar uma página relevante, como cases de sucesso. Fique atento quando o lead fizer download de algum material, envie conteúdos semelhantes ou complementares a ele, assim, ele se sentirá “acolhido” por você e irá fortalecendo o contato.

 Gerenciamento de Leads

As ferramentas de automação de marketing permitem que você gerencie seus leads para que você possa segmentar a sua base. Então, mesmo que você trabalhe com uma única persona, ainda assim, é possível segmentar a sua base de diversas maneiras para criar mensagens mais personalizadas e entregar conteúdos realmente relevantes.

 Lead Scoring

Lead Scoring significa pontos por leads. Ou seja, cada um dos leads terá a sua pontuação. Os que apresentarem as pontuações mais altas, têm mais chances de fechar negócio. Para facilitar esse acompanhamento, as ferramentas de automação detalham os pontos e ações realizadas por seus contatos, por exemplo:

  • Abrir um e-mail = 5 pontos
  • Baixar um ebook = 15 pontos
  • Visitar a página de preços = 150 pontos
  • Empresa localizada fora do Brasil = – 1.000
  • Empresa com mais de 50 funcionários = 75 pontos
  • Cargo igual a gerente ou diretor = 50

Dessa forma, o lead scoring ajuda sua equipe de vendas a identificar rapidamente quais são os contatos que devem ser tratados com prioridade.

 Análise e acompanhamento de métricas

Por fim, não é novidade que para entender o que está dando resultado ou não na sua estratégia e realizar melhorias, é fundamental fazer a mensuração e avaliação de métricas. Tudo isso é facilitado com a automação de marketing. Com a ferramenta certa você será capaz de produzir relatórios com informações bem detalhadas e assertivas.