Já dizia o ditado “quem não dá assistência, perde pra concorrência”, certo? Brincadeiras a parte, a análise de concorrência é uma importante etapa para otimizar uma estratégia de negócio. Identificar os pontos fortes/fracos dos concorrentes, bem como antecipar ameaças que pairam sobre o mercado são alguns dos pontos que fazem parte dessa análise. Dessa forma, é possível se posicionar e tirar o máximo proveito das habilidades competitivas. Similarmente, ao desenvolver um plano de marketing, a concorrência também é uma fonte de melhoria de planos por meio do processo de benchmarking.
O que é a análise de concorrência?
A análise da concorrência é um momento ideal para entender como os concorrentes conseguem atender às necessidades e dores dos clientes.
Nesse sentido, consiste em observar suas performances, suas comunicações, seus resultados entre outros. Muitas vezes, é um ponto de partida quando você deseja iniciar seu negócio. De fato, entender o que funciona bem com a concorrência é uma ótima maneira se inspirar e, em seguida, fazer uma reinterpretação para aplicá-la ao próprio negócio.
Essa prática vai além do simples acesso às redes sociais e sites de seus concorrentes. Certamente, você precisará de muito mais dados para ter uma visão completa que permita tomar decisões relevantes
Como realizá-la?
O meio mais eficaz é procurar responder a perguntas como:
- Quem são os nossos concorrentes?
- Quais são os pontos fortes e fracos?
- Quais são os seus objetivos?
- Que estratégias eles adotaram para alcançar sua posição hoje?
Você deve estar sempre ciente do que está acontecendo no mercado no qual está inserido. É provável que apareça um novo produto que todo mundo quer ter, e que você obviamente poderia negociar ou licenciar.
Identifique os concorrentes – e possíveis concorrentes -:
- Ficando de olho nos anúncios e redes sociais;
- Lendo artigos em jornais e revistas especializadas;
- Participando de exposições e feiras – quem expõe? O que eles oferecem? O que eles podem fazer?;
- Pesquisando na Internet produtos ou serviços que lembram os de seus clientes;
Colocando em prática seu plano de marketing
Seu plano de marketing não deve apenas dizer o que você deseja alcançar. Também deve explicar como e quando você deseja fazer. Portanto, faça um cronograma de tarefas a serem executadas e quando. Sem uma programação, você pode facilmente ficar preso no modo automático e na rotina.
De tempos em tempos, é uma boa idéia dar um passo para trás e ver tudo “um pouco de fora”. Em seguida, pergunte-se “O plano funciona? O que deu errado e o que você pode aprender com isso? Como você pode usar esse conhecimento para fazer um plano ainda melhor para o futuro?”. Assim sendo, você precisa ser capaz de ler o mercado, antecipar e identificar mudanças e oportunidades e saber como responder a elas.
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Até a próxima!