Como o próprio nome sugere, o agile marketing é uma metodologia que fornece elementos para agilizar os processos de uma agência de marketing digital. Afinal, não é segredo que todas as empresas e negócios buscam aumentar seus resultados, minimizar os recursos que utilizam e economizar tempo. 

O que é o agile marketing?

Essa metodologia se preocupa em deixar todas as estratégias definidas para que possam responder rapidamente a qualquer situação que apareça. Por exemplo: no  marketing tradicional refletimos, realizamos estudos e pesquisas, só então planejamos ações e por fim são feitas as análises. Em contrapartida, o agile marketing rompe com todos esse esquema clássico, uma vez que foca no desenvolvimento de processos que evoluem de forma contínua. 

Sendo assim, podemos dizer que ele promove uma mudança de visão, não só do caminho a seguir, mas também da gestão de equipes, liderança e forma de planejamento. É a construção de uma equipe conectada, que utiliza dados precisos e análises regulares para encontrar constantemente oportunidades de negócios.

 

Características do agile marketing 

 

Reuniões rápidas

Reuniões intermináveis? Esquece! Em vez disso, o agile marketing oferece check-ins diários de 15 minutos, com toda a equipe. Dessa forma, permitem uma breve discussão sobre o trabalho do dia anterior, além da pauta para o dia. Quaisquer contratempos são abordados e resolvidos o mais rápido possível para garantir a conclusão oportuna do projeto.

 

Ferramentas colaborativas

Ferramentas como o Trello são essenciais no agile marketing. O objetivo de uma ferramenta assim é reunir em uma só tela todas as tarefas em andamento, bem como as que ainda estão por vir.

 

Equipe conectada 

O trabalho é feito no modo colaborativo. Quando o projeto é um arraso, o sucesso é de toda a equipe. Quando falha, é preciso que todos reflitam, sem apontar dedos ou fazer uma caça às bruxas.

 

Por que adotar essa estratégia?

Atualmente os métodos de trabalho estão mudando rapidamente. Agora é impossível estabelecer uma estratégia de marketing fixa por mais de 1 ano. As ferramentas de marketing estão em constante evolução, bem como os hábitos dos consumidores. Nesse sentido, o agile marketing permite se adaptar rapidamente a todas as mudanças relacionadas ao mercado e se manter competitivo. Além disso, trabalha diretamente com o cliente, com entregas periódicas que não demoram muito para, de fato, satisfazer as necessidades apontadas.

Aqui na Fullen temos uma metodologia própria, que reúne os melhores pontos do agile marketing e também do Inbound Marketing, com foco em performance. Converse conosco e conheça mais sobre o nosso método de trabalho. Estamos esperando você!